Drive-thru: 1º dia tem 127 testes realizados em Niterói

Não é preciso sair do carro para realizar o teste do coronavírus no modelo drive-thru, que entrou em funcionamento ontem - Foto: Luciana carneiro/Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Desde ontem, os moradores de Niterói passaram a contar com mais dois locais para realizar o teste rápido para covid-19, no modelo drive-thru, em São Francisco e no Cafubá, onde não será necessário sair do carro. No primeiro dia do novo modelo de testagem, 127 pessoas fizeram o exame e, destas, sete foram diagnosticadas com o novo coronavírus, receberam orientações da equipe médica e cumprirão o isolamento social com o acompanhamento da Fundação Municipal de Saúde.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou que essa ação faz parte das medidas de combate à pandemia, que já estão dando resultados.

"Essa testagem integra o plano de combate à covid-19 e permite fazer um rastreamento cada vez maior dos infectados na cidade, com as orientações relacionadas ao isolamento domiciliar adequado, evitando a contaminação das pessoas e salvando vidas", informou Rodrigo Neves.

O prefeito também destacou que, em caso de necessidade de ir às ruas, a população precisa usar máscaras.

Para realizar a testagem é necessário ser morador de Niterói, acessar o aplicativo "Dados do Bem" e fazer o autoatendimento. O aplicativo é uma parceria da prefeitura com o Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino, sem custo para o Município. Os 50 mil testes rápidos, aprovados pela Anvisa, foram comprados pela Prefeitura, com recursos próprios.

Quem apresentar sintomas da doença e estiver dentro do protocolo de testagem receberá um convite para realizar o exame, com data e hora marcados, em um dos pontos de drive-thru. Casos identificados como graves serão orientados a buscar um atendimento imediato em unidade de emergência.

No drive-thru, um profissional de saúde checa os dados e encaminha os veículos para a tenda. O paciente, dentro do carro, higieniza as mãos com álcool gel e tem o dedo furado por um profissional de saúde. Para o exame, basta pingar uma gota de sangue no kit, adicionar o reagente e aguardar 10 minutos. O resultado é enviado pelo aplicativo.

A dentista Carolina Tavares, de 40 anos, foi uma das primeiras a realizar o testar rápido na tenda do Cafubá. O marido dela está com suspeita de covid-19 e decidiu cumprir a quarentena afastado.

"Achei importante fazer a testagem, por causa da minha profissão. O aplicativo é autoexplicativo, fácil de usar para responder o questionário. Recebi o agendamento, com hora marcada. A rapidez com que fui atendida me surpreendeu. Foi ótimo", contou Carolina, que realizou a testagem e foi liberada em poucos minutos.

Testes - O local do teste só poderá ser acessado por meio de carro. É necessário levar o celular com o voucher (um QR code) gerado pelo aplicativo Dados do Bem e a carteira de identidade. Não haverá atendimento médico no local, nem realização do teste por demanda espontânea. O resultado é enviado ao usuário por meio do aplicativo.

O drive thru vai funcionar todos os dias, das 8h às 17h, no Skate Parque Carlos Alberto Parizzi, localizado na orla do bairro de São Francisco, e na Avenida Dr. Raul de Oliveira Rodrigues, na saída do Túnel Charitas-Cafubá, no Cafubá, na Região Oceânica.

A Prefeitura de Niterói também realiza o exame em outros 54 pontos: nas policlínicas regionais, unidades básicas de Saúde e módulos do programa Médico de Família. De acordo com o protocolo desenvolvido pela Fundação Municipal de Saúde, Universidade Federal Fluminense e Fundação Oswaldo Cruz, o teste rápido pode ser realizado em pessoas com sintomas de covid-19 a partir do oitavo dia.