Fernando Ferry diz que hospital de campanha de SG deve receber pacientes a partir do dia 12

Hospitais de campanha não chegaram a serem usados em sua totalidade na pandemia - Foto: Rogerio Santana/Governo do Rio de Janeiro

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após muitos impasses, como cinco datas de abertura e afastamento da Organização Social Iabas, o hospital de campanha de São Gonçalo deve receber os pacientes com covid-19 na sexta-feira da semana que vem, dia 12, de acordo com Fernando Ferry secretário estadual de Saúde. A afirmação foi feita durante entrevista para a TV Globo.

"Vou trabalhar arduamente para que a gente possa abrir até sexta-feira da semana que vem. Não posso dar uma data precisa, mas acho que sexta-feira da semana que vem a gente já consegue abrir isso aqui e receber pacientes com segurança", afirmou Ferry, que realiza vistoria na unidade nesta manhã.

Além das obras inacabadas, a unidade conta, ainda, com a falta de respiradores. Segundo o secretário, o Governo Federal irá doar 100 respiradores para o hospital de campanha de São Gonçalo.

Ferry afirmou que após a pandemia pretende repassar os equipamentos dos hospitais de campanha para os CTI de hospitais públicos. 

“Terminando a epidemia, vamos fazer em São Gonçalo um CTI regular. Sabemos que a falta de leitos de CTI é muito importante no estado. Mesmo com ordem judicial, as pessoas não conseguiam vaga. Então, nós vamos manter isso aqui, vamos fazer um CTI regular”, afirmou o secretário. Ele disse que já conversou com o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, para implementar o mesmo projeto na cidade vizinha de São Gonçalo.