Cidades apostam em diversas ações para conter o coronavírus

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Como forma de combater o avanço da covid-19 nos bairros com maior incidência do vírus, as cidades de Niterói, São Gonçalo e Rio de Janeiro intensificaram medidas sanitárias e adotaram providências mais específicas nesses locais.

A prefeitura de Niterói já realiza sanitização nas ruas e comunidades desde o início da pandemia, porém, com o aumento no número de casos em determinados bairros, as ações foram reforçadas nessas áreas. Caminhões pipas da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) já transitaram em Icaraí, Piratininga, Itaipu e São Francisco, em meio aos bairros mais atingidos pelo vírus.

Ainda foram implantadas ações de distribuição de um milhão de máscaras de proteção, feitas de tecido lavável e que podem ser reutilizadas e de cestas básicas para famílias niteroienses em situação de vulnerabilidade social.

Outra medida estabelecida pelo prefeito Rodrigo Neves para a contenção do vírus foi a compra de 50 mil testes rápidos com o objetivo de formar um programa amplo de testagem em massa da população, contando com 54 pontos fixos para realização de testes e 2 drives-thru, onde os testes são feitos sem precisar sair do carro.

Também foram tomadas medidas de restrições sanitárias, principalmente nos bairros mais afetados. Entre elas, estão a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção para transitar na cidade, podendo ser multado em R$ 180 em caso de descumprimento do decreto, horários específicos para atividades físicas nas orlas e pistas e proibição de aglomeração nas orlas.

Em São Gonçalo, a equipe da Vigilância em Saúde Ambiental aposta na sanitização de ruas e praças. As ações pela cidade contam com agentes de Controle de Endemias, que utilizam motobombas acopladas em pickups, equipamentos costais e motofogs contendo quaternário de amônia de 5ª geração diluído em glicerina vegetal, como forma de conter o avanço da doença e proteger a população.

Os agentes realizam a sanitização com uma espécie de fumaça armazenada nos equipamentos e a utiliza para limpeza em locais com maior trânsito de pessoas e de uso público. O produto usado na higienização da cidade elimina totalmente o vírus, deixando as áreas de passagem limpas e seguras.

As praças Zé Garoto; Alcântara; Nova Cidade; Ex-Combatentes, no Patronato; Dr. Gradim; Monsenhor Barranco, no Boaçu; Chico Mendes, no Raul Veiga; e a Praça Dr. Luiz Palmier, no Centro, foram algumas das praças gonçalenses sanitizadas pelos agentes.

"A sanitização é extremamente importante para conter a doença no município. O quaternário tem a função desinfetante contra fungos, bactérias e vírus. A aplicação deste produto visa romper a cápsula do vírus e eliminar esses seres do ambiente", explica o prefeito José Luiz Nanci.

Já na cidade do Rio de Janeiro, a prefeitura realiza a higienização com auxílio da Comlurb nas comunidades, nos pontos de maior circulação de pessoas, como vias principais dos bairros, pontos de ônibus, passarelas, entorno de hospitais, clínicas e postos de saúde, e acesso às estações de transporte público. Ao total, cerca de 1.960 pontos do município já foram sanitizados.

O prefeito Marcelo Crivella realizou a entrega de tomógrafos nas unidades de saúde da cidade para o auxílio no diagnóstico da covid-19 e também inaugurou o Centro de Imagem da Rocinha, na Zona Sul da cidade, sendo o décimo a ser colocado em uma comunidade.

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou uma pesquisa epidemiológica em vários bairros, dando prioridade aos com maior incidência de casos, e realiza testes massivos de covid na população.

A Comlurb, responsável pela sanitização o município, efetua operações especiais desde março, quando a pandemia começou no país, atuando com cerca de 42 garis portando pulverizadores.

Além disso, a prefeitura reforçou a fiscalização nas áreas comerciais de Madureira, na Zona Norte, e também de outros bairros, como Campo Grande e Bangu, para a verificação do cumprimento dos decretos estabelecidos. n