Cedae leva sanitização ao Complexo de Manguinhos e mais duas comunidades

Iniciativa é uma ação complementar ao saneamento nas comunidades do Rio de Janeiro - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As comunidades do Jacarezinho e Rato Molhado, além do Complexo de Maguinhos, recebem nesta sexta-feira (5) as ações de sanitização promovidas pela Cedae. Somente nesta semana, o programa percorrerá no total 41 comunidades, mais o Complexo de Manguinhos.

A iniciativa, que visa combater a Covid-19, é uma ação complementar ao saneamento nas comunidades do Rio de Janeiro e é realizada por empresa especializada contratada pela Companhia (abaixo programação atualizada).

A desinfecção é conduzida por agentes especializados, com equipamentos de proteção individual (EPIs), que utilizam nebulizador a frio para borrifar produto com efeito desinfetante (quaternário de amônia de quinta geração e biguanida polimérica - phmb) nas vias e equipamentos públicos das localidades.

A técnica e princípio ativo do são os mesmos utilizados pelo governo chinês em ruas daquele país como forma de combate ao novo coronavírus. O produto age como uma película que mata os micro-organismos do local (vírus, bactérias, fungos e ácaros) e mantém a superfície desinfetada por até 30 dias, dependendo da ação externa e circulação de pessoas.

Desde o início do programa, já foram atendidas as comunidades do Vidigal; Vila Parque da Cidade; Chácaras do Céu; Mangueira; Tuiuti; Barreira do Vasco; Jacarezinho; Rio das Pedras; Muzema; Tijuquinha; Vila da Paz; Cidade de Deus; Praia da Rosa e Sapucaia (Ilha do Governador); Rocinha; Complexo da Maré; Complexo do Dique; Furquim Mendes; Vigário Geral; Parada de Lucas; Complexo do Alemão; Complexo de Manguinhos; Arará; Complexo da Penha; Complexo do Caricó; Complexo do Turano; Ladeira dos Tabajaras; Morro dos Cabritos; Cantagalo; Pavão e Pavãozinho; Providência; Pedra Lisa; Silva Vale; Jardim Primavera (Cavalcanti); Complexo do Urubu; as comunidades do Guarabu e Morro do Dendê (Ilha do Governador); Complexo de Acari; Mata Machado, Tijuaçu e Furnas (Alto da Boa Vista); Morro da Formiga; Meringuava (Taquara); Vila Kennedy; Carobinha (Campo Grande); Vila Aliança (Bangu); Vila União de Curicica, Batan; Jardim Novo; Comunidade da Light; Cosme e Damião; São Sebastião; Frederico Falhauber, Vila João Lopes, Juramentinho, Fubá/Campinho, Morro da Caixa D'água (Quintino); Vila São Miguel (Curral das Éguas); Juramento, Engenho da Rainha, Cidade Alta, Picapau, Brás de Pina (Cinco Bocas); Complexo do Chaparral; Complexo do Caju; Palmeirinha (Honório Gurgel); Vila São Jorge, Vila Catiri (Bangu); Jardim Moriçaba (Campo Grande); Chapadão (Costa Barros); Morro do São Carlos (Estácio); Azevedo Lima e Santos Rodrigues (Rio Comprido); Fallet, Fogueteiro e Coroa (Santa Teresa); Catumbi e Mineira (Catumbi); Morro dos Macacos, Morro Pau da Bandeira, Morro São João, Matriz – Queto, Sampaio e Complexo do Lins, na Zona Norte; São Gonçalo do Amarante, Colina do Vale, Dois Irmãos, Partido Alto e Santa Efigênia, na Zona Oeste do Rio; Cidade de Deus; Vila Joaniza, Praia da Rosa e Sapucaia (Ilha do Governador); Jardim do Carmo (Irajá), Guararapes, Vila Cândido e Cerro Corá (Cosme Velho); Santa Amaro e Tavares Bastos (Catete); Morro do Pinto (Santo Cristo); Camarista Méier e Joaquim Méier (Engenho de Dentro); Boca do Mato e Santa Terezinha (Lins de Vasconcelos); Morro Azul (Flamengo); e Morro do 18 (Cavalcanti), Salgueiro, Borel, Casa Branca, Morro do Cruz, Jamelão, Arrelia e Andaraí.

O serviço é realizado diariamente, de segunda-feira a sábado. Segue abaixo a programação até sábado (06/06). (O cronograma de cada semana será divulgado na semana anterior):

05/06 – Jacarezinho* / **

05/06 – Rato Molhado

05/06 – Complexo de Manguinhos**

06/06 – Vila do Céu (Cosmos)

06/06 – Vila São Bento

06/06 – Vila Porta do Céu

06/06 – Vila União da Paz

06/06 – Vila Vintém

06/06 – Batuta (Cordovil)

06/06 – Dourado (Cordovil)

*Novas comunidades incluídas no cronograma.

**Comunidades sanitizadas pela segunda vez.