Itaboraí tem alta de quase 400% nos números de óbitos por Covid-19

MPRJ deve repassar R$ 84 milhões para combate à pandemia - Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Coronavírus
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Nesta sexta-feira (5), a cidade de Itaboraí contabiliza o segundo mês após registrar o primeiro óbito por Covid-19 notificado na cidade.

Em 05 de abril, a Secretaria de Saúde notificava suas duas primeiras mortes. Em 05 de maio, 19 mortes, com uma média de um óbito a cada 48h e nesta sexta-feira (5), já somamos 94 óbitos, um aumento de 394,74% comparado ao mês anterior. Os dados são da equipe de Vigilância Epidemiológica do município, que vem monitorando diariamente os casos na cidade.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Renato Botticini, explica que os números de casos e óbitos confirmados saltaram depois que a cidade adquiriu os testes rápidos, assim a atualização diária no boletim da Secretaria de Saúde se torna mais próximo da quantidade real de casos em Itaboraí. Já que, com esses testes de anticorpos o resultado sai em, no máximo, uma hora.

“É preciso lembrar que, independentemente dos testes que fazemos aqui em Itaboraí a recomendação continua sendo a mesma: fique em casa, usem máscaras de proteção ao irem na rua e higienize constantemente as mãos. As ações de prevenção são para todos, o momento é de ajuda mútua”, ressaltou o subsecretário de Vigilância.

Até esta sexta-feira (5), Itaboraí registra 1.560 casos confirmados de Covid-19. A Secretaria de Saúde alerta para as pessoas que sentirem os sintomas, como febre, tosse e falta de ar há mais de 14 dias (ou se nesse período seus sintomas agravarem) procure o Espaço, na Rua Prefeito Álvares de Carvalho Junior, s/nº, Nancilândia, em qualquer horário.