Detran retoma as atividades de forma gradual nesta segunda-feira

Detran retoma as atividades de forma gradual nesta segunda-feira - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) retoma, de forma gradual, as atividades nesta segunda-feira (8). Com toda atenção à segurança sanitária, o departamento higienizou, durante o fim de semana, os postos com base nos protocolos das autoridades sanitárias. A limpeza contou com expertise de outras autoridades públicas, como a prefeitura de Niterói, que realizou a higienização do posto do Fonseca, e os bombeiros do Estado, que fizeram o mesmo serviço de proteção no posto de Cabo Frio.

Placas de acrílico também estão sendo instaladas para separar as baias de atendimento, como forma de impedir a contaminação por gotículas. A principal preocupação da administração do Detran é retornar com total segurança, tanto para os funcionários quanto para os seus usuários.

"Vamos reabrir as unidades e atender as demandas da população de forma gradual e responsável. Por isso, estamos reforçando ainda mais os cuidados para preservar nossos funcionários, colaboradores e a própria população. É o momento de cuidar das pessoas ao mesmo tempo em que atendemos os serviços essenciais que prestamos", explica o presidente do Detran-RJ, Marcello Braga Maia.

Dispensers com álcool em gel também serão disponibilizados em todos ambientes compartilhados, como corredores e áreas de atendimento. Além disso, para evitar aglomeração e obedecer ao distanciamento, as filas respeitarão o espaçamento adequado. Para os funcionários, máscaras serão fornecidas pelo Detran e pelas empresas contratantes dos terceirizados. Lembramos que o uso de máscaras é obrigatório.

Retorno às atividades

Nesta primeira fase que se inicia segunda-feira, o Detran.RJ volta a entregar carteiras de identidade solicitadas antes da pandemia e, por não serem casos emergenciais, continuaram acauteladas na capital e em outros 28 postos do estado. Além disso, os serviços de primeira e segunda via do RG, que durante a quarentena eram disponibilizados apenas na sede, passarão a ser requeridos em outras três unidades localizadas no Rio Poupa Tempo de Bangu, Duque de Caxias e São João de Meriti. Isso aumentará o número de agendamentos de 400 para 1300 por dia.

Também a partir desta segunda voltará a ser oferecido o serviço de licenciamento anual. Porém, para um número ainda reduzido de vagas para que as medidas de segurança sanitárias possam ser cumpridas. Serão abertas 100 vagas diariamente na sede do departamento, na Avenida Presidente Vargas, 817. O agendamento pode ser realizado desde sexta-feira (5) pelo teleatendimento (3460-4040 ou 3460-4041) ou pelo site do órgão www.detran.rj.gov.br.

O Detran reafirma que aqueles usuários que não tiverem urgência nos serviços, aguardem o retorno total das atividades para não criarem aglomerações nos postos e se precaverem quanto à contaminação do coronavírus. O retorno é parcial.