Lactário do Hospital de Itaboraí garante nutrição às crianças internadas na unidade

Lactário do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior é destinado a atender os serviços de pediatria - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Nancilândia, oferece às crianças fórmulas lácteas, levando mais qualidade na alimentação dos pequenos pacientes. Tudo seguindo as normas de higiene da legislação sanitária para que não haja contaminação.

“Este lactário vem dar suporte às crianças que nascem e não aceitam de imediato o seio materno. Então oferecemos a estes recém-nascidos as fórmulas lácteas. Ainda recebem o alimento as crianças que estiverem internadas na enfermaria pediátrica e também em observação na emergência infantil da unidade”, explicou o secretário de Saúde, Júlio Ambrósio.

O Lactário do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior é destinado a atender os serviços de pediatria. O local é destinado ao preparo, higienização e distribuição de preparações lácteas e fórmulas infantis, seguindo rigorosas técnicas de controle higiênico-sanitário e microbiológico, tudo monitorado por nutricionistas.

“Queremos deixar bem claro que a nossa prioridade é o aleitamento materno, mas infelizmente existam algumas situações em que, ao nascer, as crianças não podem receber o leite materno e ela não deve ingerir o leite de vaca, pois pode prejudicar o seu desenvolvimento. É por isso que as fórmulas precisam ser oferecidas, pois facilitam a digestão do bebê e são enriquecidas com nutrientes que ele precisa”, explicou a supervisora da Nutrição Clínica da unidade, Edilene de Cerqueira.

Há cada três horas as crianças recebem o copinho com o alimento que é ofertado em diferentes tipos de fórmulas: para prematuros, sem lactose, hipoalergênicas, a base de soja, entre outras.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que as fórmulas infantis são diferentes entre si para atender as exigências nutricionais de cada fase do desenvolvimento de um bebê e, por isso, seu uso deve ser sempre recomendado por um pediatra ou nutricionista.