Inea anuncia instalação de nova ecobarreira nas lagoas da Barra e de Jacarepaguá

Ecobarreiras possuem capacidade para reter, em média, mais de 120 toneladas de resíduos e gigogas, por mês - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vai instalar nova ecobarreira no sistema de lagoas da Barra da Tijuca e Jacarepaguá no dia 23 de junho. A estrutura substituirá a existente na região do Itanhangá, na lagoa de Jacarepaguá.

 Outras três ecobarreiras serão instaladas nos principais rios que deságuam no sistema lagunar. Todas devem estar em operação até o final de julho: no dia 6, na foz do Rio Pavuninha; em 20 de julho, no Rio Arroio Fundo e, por fim, em 31 de julho, no Anil. A primeira entrou em funcionamento em março deste ano, e foi implementada na foz do Rio Arroio Pavuna.

Mais robustos e resistentes, esses equipamentos foram produzidos com material metálico de forma a impedir a ultrapassagem das plantas aquáticas, e possuem capacidade para reter, em média, mais de 120 toneladas de resíduos e gigogas, por mês.

Além das ecobarreiras, o órgão ambiental estadual também atua nas Lagoas da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá na retirada de plantas aquáticas com dois ecobarcos e uma escavadeira. Desde março, mais de mil toneladas de plantas aquáticas já foram recolhidas para destinação ambiental adequada.