Prefeitura do Rio fiscaliza comércio no Centro nesta segunda-feira

Prefeitura fiscaliza comércio no Centro nesta segunda-feira - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), iniciou a semana com fiscalização do comércio no Centro da cidade. A ação de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus começou na manhã desta-segunda-feira (8), pela Central do Brasil, seguiu para a Uruguaiana e ao longo do dia para outras áreas comerciais da região.

O objetivo é impedir as atividades de lojas não essenciais e ambulantes irregulares, além de verificar as condições sanitárias de estabelecimentos essenciais, a fim de evitar aglomerações e proteger a população do risco de contaminação.

Coordenada pela Seop, a força-tarefa é formada por profissionais da Subsecretaria de Operações da pasta, Guarda Municipal, Subsecretaria de Licenciamento, Fiscalização e Controle Urbano (da secretaria de Fazenda), Subsecretaria de Vigilância Sanitária (Saúde), e Comlurb.

Números – Em mais de dois meses de ações diárias em toda a cidade, a Seop registrou 26.699 estabelecimentos fiscalizados, com 19.268 pontos comerciais fechados, de 18 de março a 7 de junho. Já as equipes do Disk Aglomeração (outra frente de fiscalização coordenada pela pasta) atenderam 9.019 ocorrências desde 31 de março. Os bairros mais demandados pelo serviço de dispersão de pessoas, com base em chamados à Central 1746, são: Campo Grande, Realengo, Bangu, Santa Cruz, Barra da Tijuca, Taquara, Tijuca, Centro, Copacabana e Recreio dos Bandeirantes.