Prefeitura de Niterói reabre inscrições para o programa Taxista Amigo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói vai reabrir as inscrições para taxistas e motoristas e auxiliares de transporte escolar que perderam a primeira fase de cadastro do Programa Taxista Amigo, que concede um benefício de R$ 500, por três meses, para todos que estão regularizados na Subsecretaria Municipal de Transportes. O anúncio foi feito durante pronunciamento do prefeito Rodrigo Neves nas redes sociais.

Além disso, as empresas que se cadastraram nos programas Empresa Cidadã 1 e 2 terão um prazo entre os dias 16 de junho e 2 de julho para entrar no site da Secretaria Municipal de Fazenda para revalidar o termo de adesão aos programas. Como o programa foi prorrogado e vai auxiliar as empresas na folha de pagamento de seus funcionários por cinco meses, e não mais por três meses, as empresas terão que se comprometer, em novo termo de adesão, a não reduzir postos de trabalho por até oito meses.

“Esse apoio às empresas é muito importante para a economia de Niterói. Nós temos também um grupo de trabalho com entidades empresariais que está estruturando um plano de retomada da atividade econômica que será apresentado até o fim deste mês”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

A secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer, informou também que os microempreendedores individuais do setor de beleza que se cadastraram no site da Secretaria de Fazenda receberão o auxílio de R$ 1 mil no próximo dia 15. Disse ainda que a Prefeitura segue em conversações com outras instituições bancárias para ampliar a oferta de crédito através do programa Niterói Supera.


Programas sociais – Nesta quarta-feira (10), começou o depósito do crédito para as famílias beneficiadas pelo Renda Básica Temporária que são inscritas no CadÚnico, e com representantes com a letra inicial do nome de A até F. Nesta quinta-feira (11), será realizada a recarga para quem tem iniciais de G até M, e no dia 12, das letras N até Z.

Para as famílias de alunos matriculados na rede municipal de ensino e que não estão inscritas no CadÚnico, a recarga será feita a partir do dia 15. Neste dia, o crédito será depositado para quem tem a letra inicial do nome de A até J. No dia 16, será a vez daqueles com as iniciais de K até Z.

A secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Ellen Benedetti, informou que a entrega dos cartões pré-pagos para os pescadores artesanais será feita no próximo dia 16, na Secretaria Municipal de Ordem Pública, no Barreto. Já os artesãos que não conseguiram realizar o cadastramento na primeira etapa, receberão os cartões também no dia 16. Para estes profissionais, a entrega será realizada no Teatro Municipal de Niterói, no Centro. Ellen Benedetti explicou também que os motoristas de aplicativos que se cadastraram no site da Prefeitura irão receber a partir de sexta-feira.


Antecipação de feriado - A Prefeitura de Niterói resolveu antecipar os feriados municipais de 24 de junho, São João, e 22 de novembro, aniversário da cidade, para a próxima semana. A proposta foi aprovada na Câmara de Vereadores e foi publicada no Diário Oficial do município (Lei Nº 3511) nessa quarta-feira (10). Com a antecipação, o feriado de São João será comemorado na segunda (15) e o aniversário da cidade na terça-feira (16).

De acordo com o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, esse é um esforço concentrado para manter o distanciamento social em período crítico na Região Metropolitana.

“Niterói está fazendo o dever de casa, conseguimos o que parecia impossível: achatar a curva e salvar 1.468 vidas, evitando a explosão de contaminação e de nossos leitos públicos e privados. É preciso perseverar no distanciamento social e no uso de máscara quando tiver que ir à rua”, reforçou o prefeito.

Nesta terça-feira (9), o prefeito já tinha decretado ponto facultativo para o dia 12 de junho no diário oficial (DECRETO N° 13.628/2020) para complementar com o feriado nacional de Corpus Christi, comemorado nesta quinta-feira (11). A antecipação dos feriados municipais vale apenas para 2020, para manter os altos índices de isolamento que Niterói têm durante a pandemia do novo coronavírus.


Boletim – De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (10), Niterói tem 3.726 casos confirmados de Covid-19, com 992 em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Fundação de Saúde do Município. A cidade registra, até o momento, 149 óbitos e tem 2.463 pacientes recuperados.


Redução nos indicadores de criminalidade - O secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança da Prefeitura de Niterói, Gilson Chagas, divulgou, durante o vídeo ao vivo nas redes sociais da Prefeitura, na noite desta quarta-feira (10), que em maio a cidade registrou expressiva redução nos indicadores de criminalidade. De acordo com Gilson Chagas, foi verificada uma redução de 52% no índice de crimes violentos, redução de 81% no roubo de rua e de 72% no número de roubos de carros.

“No acumulado de janeiro a maio, tivemos menos 44 mortes na cidade, um dos maiores índices de toda a Região Metropolitana, proporcionalmente, e menos 572 roubos de carros”, detalhou Gilson Chagas.