Corpus Christi celebrado pela internet em todo o estado do Rio

Corpus Christi será celebrado pela internet em todo o estado do Rio - Foto: Alex Ramos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Por conta da pandemia da covid-19, a celebração do Corpus Christi, na última quinta-feira foi diferente do habitual. Igrejas de todo o estado do Rio realizaram transmissões on-lines das missas e algumas apresentaram os tradicionais tapetes de sal virtualmente. As medidas foram tomadas para fossem evitadas aglomerações.

Comemorado, sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa quando se deu a instituição do sacramento, o feriado de Corpus Christi é o dia em que a Igreja Católica celebra, em todo o mundo o mistério da Eucaristia.

Como já tinha adiantado o arcebispo da capital, cardeal dom Orani Tempesta, a festa que institui a eucaristia foi totalmente on-line este ano. O arcebisto celebrou a missa das 10h na Igreja de Santana, no Centro da cidade, e depois a imagem do Santíssimo foi levada em carreata até a catedral metropolitana, onde os fiéis que estavam nos carros receberam a benção.

Em Niterói, o arcebispo Dom José Francisco, vai presidiu a Celebração Eucarística de Corpus Christi on-line, na Catedral de São João Batista, de portas fechadas. No local, houve uma procissão, da nave central da Catedral para a Capela do Santíssimo.

São Gonçalo, cujo tapete de sal é considerado o maior da América Latina, pela primeira vez em 26 anos não fez a confecção dos trabalhos. O evento, que costuma reunir cerca de 10 mil pessoas, das 27 paróquias e entidades governamentais do município, não pôde ser realizado por conta da pandemia.

Para a tradição não ter fim, os fiéis de Niterói e São Gonçalo, atendendo pedidos do arcebispo Dom José Francisco, enviaram centenas de fotos e vídeos dos tapetes feitos em anos anteriores.

A cidade de São Gonçalo proporcionou aos fiéis uma live no Youtube, às 9h, com a Orquestra Municipal de São Gonçalo, que apresentou o Concerto de Corpus Christi. A live contou também com a presença de dois músicos na Igreja Matriz, o tenor Robson Lemos e o pianista Leandro Campanate. As missas na Igreja Matriz foram rezadas às 9h e 18h, e os fiéis puderam acompanha pela internet.

Em Itaboraí, os tapetes de sal também não foram apresentados ao público. As celebrações paroquiais foram todas on-lines, ministradas da Paróquia São João Batista, assim como a Hora Santa Eucarística, que contou com com um roteiro comum, manifestando a comunhão de toda a Arquidiocese. Também não houve procissão com o Santíssimo Sacramento.

Em Santa Cruz, na zona oeste do Rio, o padre Jorge Pereira Bispo, da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, reconhece a necessidade de se reinventar diante da realidade da pandemia da Covid 19. E, assim como foi feito no domingo de Páscoa, a igreja foi até os fiéis em carro aberto pelas ruas do bairro.

Durante a noite, o monumento do Cristo Redentor recebeu uma projeção das imagens de tapetes de sal, que também contou com o lançamento e a projeção de vídeos de personalidades que estão apoiando a nova plataforma de aplicação financeira.