Operação Barreira Fiscal distribui 13 mil máscaras de proteção no estado do Rio

Agentes distribuem máscaras em todos os municípios - Foto: Divulgação/Governo do Rio

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Policiais militares e agentes civis da Operação Barreira Fiscal, programa da Secretaria de Estado de Governo, Comunicação e Relações Institucionais, já distribuíram cerca de 13 mil máscaras em 72 cidades do Rio de Janeiro. A ação, que teve início há um mês e meio, faz parte do trabalho de conscientização junto aos moradores e comerciantes fluminense sobre o uso dos itens de proteção que ajudam a evitar a contaminação pelo novo coronavírus. A expectativa é que, até o fim deste mês, as equipes já tenham percorrido todo o território fluminense, de acordo com o coordenador da Barreira Fiscal, Marcelo Bertolucci.

"Os 320 agentes da Operação Barreira Fiscal estão atuando no trabalho de conscientização da população para o uso das máscaras de proteção contra a covid-19. Até o fim do mês, todas as 92 cidades do estado já terão recebido a ação. Tanto os moradores, quanto os comerciantes, estão sendo muito receptivos e afirmando que iniciativas como esta são fundamentais para evitar novos casos do coronavírus", afirmou o coordenador do programa.

As 13 mil máscaras foram doadas por meio da parceria entre o Governo do Estado (Operação Segurança Presente e Riosolidario) e a empresa fabricante de pneus Michelin. Os agentes abordam motoristas e orientam pedestres sobre a necessidade do uso da máscara.

"O trabalho segue de forma contínua e vamos retornar às cidades como forma de intensificar as orientações junto aos cidadãos", completou Bertolucci.

Fiscalização

Além da ação das máscaras, os agentes da Operação Barreira Fiscal também atuam na fiscalização do comércio, dos transportes e na circulação de pessoas nas ruas em todo o estado, com objetivo de reforçar a importância do cumprimento das normas de distanciamento social para prevenir o contágio do novo coronavírus.