Hospital de campanha de SG ainda sem previsão de abrir

Por ordem da Justiça, o Hospital de Campanha de SG segue funcionando - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O hospital de campanha de São Gonçalo, exclusivo para tratamento de pacientes com a covid-19, segue com obras atrasadas e sem previsão de inauguração. O mesmo se aplica às demais unidades em todo o Estado do Rio de Janeiro.

O que era para ser uma solução emergencial por conta da pandemia do novo coronavírus, se tornou um problema com apenas uma, das sete unidades previstas, sendo inaugurada, a do Maracanã. Além disso, o Governo do Estado convive com denúncias de superfaturamento, envolvendo também o Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas), organização social contratada (e depois afastada) para construção e operação dos hospitais.

A tendência é que as unidades de São Gonçalo e Nova Iguaçu sejam as próximas a serem abertas, mas ainda sem data definida. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que, na próxima semana, técnicos da secretaria estarão nestes hospitais para nova avaliação e definição de datas para a entrega. Após a abertura destas unidades, serão concentrados esforços nos hospitais restantes, o que ocorrerá numa segunda etapa.

A Secretaria de Saúde também afirmou que engenheiros da Secretaria de Infraestrutura e Obras (Seinfra) já realizaram vistorias em todos os hospitais e, com base nos dados técnicos coletados, será feito um cronograma real com as datas de conclusão das obras.

Os leitos serão distribuídos da seguinte maneira: 200 em São Gonçalo (no Clube Mauá), sendo 40 de UTI e; 500 em Nova Iguaçu, sendo 200 numa unidade de campanha (40 deles de UTI) e outros 300 (120 de UTI) sobre uma estrutura modular, que ficará de legado para a população após a pandemia.

Respiradores - A SES reforça que recebeu do Ministério da Saúde 100 respiradores. Cinquenta aparelhos foram instalados no hospital de campanha do Maracanã, o que permitiu a unidade atuar com a sua capacidade máxima de 400 leitos, sendo 80 de CTI. Os demais respirados foram para São Gonçalo e Nova Iguaçu.