Covid-19: Niterói realiza mais de 20 mil testes em pessoas com sintomas leves

Niterói chega a 20 mil testes em pessoas com sintomas leves de covid-19 e segue no combate à pandemia - Foto: Douglas Macedo/Prefeitura de Niterói

Coronavírus
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói já fez mais de 20 mil testes rápidos para detectar a infecção por coronavírus. O trabalho de testagem começou em março, quando foram detectados os primeiros casos da doença na cidade. O número de pontos de testagem foi sendo ampliados e hoje o teste já está disponível em mais de 50 locais. Há inclusive a opção de teste através do sistema drive thru, em três regiões diferentes da cidade.

A testagem rápida tem gerado um quadro mais realista da propagação do coronavírus na cidade. Graças ao trabalho está sendo possível conhecer o comportamento da Covid-19 e, dessa forma, A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está estabelecendo estratégias mais efetivas no combate à doença.

O protocolo de testagem foi feito pela Prefeitura de Niterói, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), e determina que o teste sorológico deva ser feito a partir do oitavo dia dos sintomas identificados pela equipe de atenção básica, através do programa Médico de Família.

O prefeito Rodrigo Neves lembra que o plano da Prefeitura seguiu as experiências internacionais com a testagem em massa. Ao longo da curva da pandemia, o Município espera testar um a cada 10 habitantes.

“Niterói foi a primeira cidade da Região Metropolitana a enfrentar com força o coronavírus e, dessa forma, estamos conseguindo evitar uma tragédia humanitária e sanitária até aqui. Foram diversas ações como a realização da testagem rápida, a abertura do centro de referência de quarentena, os bloqueios sanitários, sanitização de comunidades, além das medidas sociais e de apoio econômico. Somado a isso, temos a conscientização da população que vem cumprindo o isolamento social. Por isso,é tão importante que a gente persevere seguindo as orientações das autoridades de saúde e fique em casa, indo à rua apenas para as atividades essenciais e as permitidas na atual fase”, enfatiza Rodrigo Neves.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, destaca a importância da testagem para montar um mapa da evolução da doença pela cidade, desde a faixa etária das pessoas que estão adoecendo, até o bairro com maior grau de contaminação.

“Já foram mais de 20 mil testes realizados na rede municipal de saúde. Essa ação é fundamental para termos mais clareza de como está a curva de contaminação no município e acompanhar diariamente o plano de transição para onovo normal”, diz o secretário.

Testagem - A Prefeitura de Niterói realiza a testagem rápida para a Covid-19 nas policlínicas regionais, unidades básicas de saúde e módulos do programa Médico de Família. Outra alternativa para a população é a testagem no sistema drive thru, por meio do aplicativo Dados do Bem, em outros três pontos da cidade: Cafubá, São Francisco e Caminho Niemeyer. Os testes são feitos em pessoas com sintomas leves, de acordo com o protocolo desenvolvido pela FMS, UFF e Fiocruz, e tem o objetivo de identificar, isolar e monitorar o maior número de pessoas confirmadas com a Covid-19 para diminuir a proliferação do vírus.

Unidades de saúde - A recomendação é que pessoas com sintomas leves, como febre baixa, coriza e tosse, procurem uma das unidades de saúde para passar por avaliação profissional e realizar o teste conforme indicação médica. Em casos de sintomas mais graves, como febre alta e falta de ar, a recomendação é para que a pessoa procure imediatamente os serviços de emergência.

Drive thru - É mais uma modalidade para auxiliar no mapeamento da doença na cidade. É necessário acessar o aplicativo “Dados do Bem” e fazer o autoatendimento. Quem apresentar sintomas da doença e/ou teve contato com algum infectado e estiver dentro do protocolo de testagem, receberá um convite para realizar o exame, com data e hora marcados, em um dos pontos de drive thru. Casos identificados como graves serão orientados a buscar um atendimento imediato em unidade de emergência. Esse serviço não exclui a possibilidade do atendimento em uma unidade de saúde caso seja necessário.

Dados do Bem – Desenvolvido pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino em parceria com a Zoox Smart Data, Dados do Bem é um projeto de monitoramento epidemiológico que reúne tecnologia de geolocalização e metodologia para acompanhamento, em tempo real, da evolução da epidemia do coronavírus nos centros urbanos. Criado por pesquisadores, infectologistas e equipe de inteligência, a ferramenta, cedida gratuitamente à população e ao Poder Público, fornece um mapa de distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a Covid-19 para tomadas de decisão das autoridades. O aplicativo faz parte de uma série de iniciativas de pesquisa do Instituto D’Or, “Ciência IDOR contra a Covid”, que ainda inclui outras nove frentes de estudo.