Restrições mantidas durante feriadão

Pesquisa da Uerj avalia efeitos da atividade física no bem-estar das pessoas em quarentena - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Durante o feriadão, a Prefeitura de Niterói reforça que banhos no mar e aglomeração na areia das praias seguem proibidos. Apesar dos dias bonitos de sol, a prefeitura pede que os niteroienses não se aglomerem nas praias. 

Niterói foi a primeira cidade no Brasil a interditar o acesso às praias no início da pandemia da covid-19. Ainda em março, o prefeito Rodrigo Neves fechou todas as praias com o intuito de frear a disseminação da doença entre os niteroienses. 

Com a implementação do plano de transição para o novo normal - iniciado no dia 21 de maio -, a Prefeitura de Niterói liberou a prática de exercícios físicos individuais na orla com rodízio de horários. Para isso, todos devem permanecer durante a atividade com máscaras de proteção, sob multa de R$ 180. O banho de mar e a permanência na areia não estão permitidos. 

No início do mês, o prefeito precisou interditar as praias da Região Oceânica por incidências de aglomeração. Segundo Rodrigo, algumas pessoas estavam usando as areias das praias como área de lazer, o que não é permitido. "Não podemos perder o controle sobre essa pandemia", disse Neves.

Na última quinta-feira (11), feriado de Corpus Christi, Rodrigo Neves elogiou, em uma rede social, a postura da população em adotar as medidas propostas pelo plano de transição gradual para um novo normal. 

"Os niteroienses estão conseguindo o que parecia impossível: com civilidade, educação e consciência estamos conseguindo achatar a curva do coronavírus. Com o Plano de Transição Gradual para um Novo Normal regulamentamos as atividades físicas pela manhã e à tarde/noite. Neste momento, praias vazias!", disse Neves. 

Como alternativa para manter o isolamento social, a Prefeitura de Niterói resolveu antecipar os feriados municipais de 24 de junho, São João, e 22 de novembro, aniversário da cidade, para a próxima segunda (15) e terça-feira (16), respectivamente. O Executivo reforça que é ainda mais importante que as pessoas fiquem em casa para que a cidade continue com os altos índices de isolamento durante a pandemia do novo coronavírus.

Durante a semana, Rodrigo Neves anunciou que a prefeitura já projeta a mudança de estágio da flexibilização na cidade. O prefeito afirmou que está confiante com os resultados obtidos e que em breve a cidade poderá ter o afrouxamento para novas atividades. No momento, a cidade segue no estágio laranja (atenção máxima).

Rio de Janeiro - Com as medidas de flexibilização dos decretos assinados pelo governador Wilson Witzel e o prefeito Marcelo Crivella, a movimentação no Rio tem aumentado consideravelmente. Na manhã desta sexta-feira (12), cariocas se aglomeravam nas praias, apesar das proibições da permanência na areia e do banho no mar. Durante o feriado de Corpus Christi, que registou temperaturas altas, muitas pessoas se exercitavam na areia, desrespeitando também a determinação de permanecer a 2 metros de distância.