Hemorio lança a campanha em homenagem ao junho vermelho

Hemorio registra aumento de doação de sangue nos meses de junho e julho - Foto: Paulo Vitor/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Hemorio, segundo maior hemocentro do Brasil, lançou nesta semana a campanha "Isole a Indiferença", com objetivo de atrair doadores durante o Junho Vermelho, mês oficial para doação de sangue no país, e reverter a forte queda na coleta de bolsas de sangue, que registrou redução de quase 40% em maio quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

Ao longo deste mês, o Instituto fará uma série de ações em parcerias com empresas para incentivar a participação popular e facilitar a vinda do doador que se encontra em período de isolamento social. Marcas como o Bondinho Pão de Açúcar e Cabify estão entre as participantes. Além disso, iniciativas como o “Hemorio em Casa”, que já registrou aproximadamente 3.000 doações em 42 condomínios do Rio de Janeiro, serão reforçadas.

Desde o início da quarentena no Estado, o Hemorio tem realizado uma série de atividades com objetivo de garantir a continuidade das doações de sangue. Campanhas ao lado das Forças Armadas, empresas de tecnologia e celebridades têm sido fundamentais para incentivar a população e promover as coletas durante o período de epidemia. Com a diminuição dos serviços, o fechamento das empresas e a redução no número de pessoas nas ruas, o Hemorio conta mais do que nunca com o apoio da população fluminense.

Em média, o instituto tem disponibilidade para receber até 500 doadores por dia, quantidade suficiente para atender toda a rede pública do Rio. Para uma situação regular, é necessário que o Hemorio disponha de pelo menos 300 bolsas de sangue diariamente.

Quem pode doar na pandemia: 

- É preciso ter entre 16 e 60 anos e até 69 caso já sejam doadores de sangue;

- O doador deve pesar no mínimo 50 kg;

- É necessário estar bem de saúde;

- Quem quiser doar precisa portar um documento de identidade oficial com foto;

- Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes;

- Candidatos à doação que tiveram a doença ficam inaptos por 90 dias após a cura;

- Candidatos à doação que tiveram a forma grave da doença ficam inaptos por 1 ano após a cura;

- Candidatos à doação que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados ficam inaptos por 30 dias após cessação do contato;

- Candidatos à doação que retornaram de viagem internacional, vindos de qualquer país, ficam inaptos por 30 dias a partir do dia da chegada ao Brasil;

- Candidatos à doação que tiveram contato domiciliar com casos suspeitos ou confirmados ficam inaptos por 30 dias após a cessação do contato.

Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar o seu documento e um documento de identidade do responsável que assinou a autorização.