Covid-19: bebê recebe alta em São Gonçalo

Coronavírus
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Depois de 26 dias internada no Centro de Tratamento Intensivo do Pronto Socorro Infantil de São Gonçalo, a pequena Heloísa Cristine Nunes dos Santos, de apenas três meses de vida, recebeu alta na tarde desta terça-feira (16) da unidade intensiva. Contaminada pelo novo coronavírus, a pequena foi internada em estado grave, entubada, extubada e entubada de novo. Mas, neste final de semana, reagiu ao tratamento e se recuperou. Sorridente, deixou o CTI sob aplausos dos profissionais de saúde.

Com os olhinhos bem abertos, prestando atenção em todos os movimentos no Centro de Tratamento Intensivo (CTI), Heloisa foi o xodó dos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e demais profissionais que cuidaram dela diariamente. "É uma sobrevivente. Nasceu de novo. Chegou aqui com uma síndrome respiratória aguda grave, baixo peso, saturando 83%, pressão baixa, enfim, bem grave. A equipe agiu rápido e ela foi entubada", explica a médica Tamele Sales.

O procedimento foi mantido por uma semana. Após uma pequena melhora em seu quadro clínico, os médicos decidiram pela extubação. Mas a saúde de Heloísa voltou a ter complicações e ela foi entubada novamente. Chegou a fazer três transfusões de sangue e plaquetas.

Alguns integrantes da equipe médica e de enfermagem chegaram a acreditar que a menina não sobreviveria devido à gravidade do seu quadro clínico. "Uma bebê, de apenas dois meses de vida, com um quadro clínico complicado e ainda positivo para o coronavírus. Desesperador. Toda a equipe deu um pouquinho do seu melhor e hoje temos a pequena Heloísa com a gente. Graças a Deus", comemora o diretor do Pronto Socorro Infantil, Gabriel Farias.

A mãe da menina, de apenas 15 anos, e a avó Damiana Cristina do Valle Evangelista, de 44 anos, acompanharam a bebê durante toda a internação.