Mortandade de peixes na Lagoa de Piratininga preocupa moradores

Obstrução no Canal do Tibau seria uma das causas para o problema - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A mortandade de peixes na Lagoa de Piratininga preocupa moradores da região. Eles apontam uma obstrução no Canal do Tibau, que liga a lagoa ao mar, como causa principal. No último domingo (14), vários peixes mortos foram vistos na localidade, onde também vivem outros animais da fauna local.

O ativista e morador da região, Paulo Oberlander, afirma que o túnel subterrâneo, que compõe o canal, estava trazendo benefícios à lagoa, auxiliando a circulação dos peixes. No entanto, há pouco mais de um ano, um desabamento na construção passou a impossibilitando a troca de água com o mar.

Segundo Oberlander, vários blocos que caíram do teto do túnel e ficaram espalhados estão causando a obstrução. Ele ainda aponta para outro problema: o esgoto despejado no local.

"Domingo foi mais um capítulo de morte de peixes, cheiro insuportável e ainda tem três capivaras que vão acabar morrendo por beber aquela água muito poluída. Toneladas de peixes morreram, a água foi ficando amarela por conta do esgoto”, afirmou.

A Gestão do Sistema Lagunar do município afirmou que Niterói é a 1ª cidade em saneamento no Estado do RJ, de acordo com a Abes e o Instituto Trata Brasil, com 96% de cobertura da rede coletora e tratamento. Toda Região Oceânica de Niterói já conta com rede coletora e tratamento de esgoto. Através de ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do projeto “Se Liga na Rede”, residências e condomínios da região são advertidos e depois multados caso continuem a despejar esgoto em galerias pluviais e não se ligarem na rede coletora. Para denunciar despejo irregular, o cidadão pode ligar para o número 2613-2283, telefone da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS).

Em relação ao canal de ligação da lagoa com o mar, a gestão do sistema lagunar de Niterói informou que é uma obra realizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), sendo exclusivamente de responsabilidade do órgão estadual. Procurado, o Inea não havia respondido, até a publicação desta matéria.

Revitalização da Lagoa

A Lagoa de Piratininga está no foco de ação para revitalização. A Prefeitura de Niterói lançou consulta pública para receber propostas de possíveis interessados no desenvolvimento de experimentos, aplicando tecnologias inovadoras, destinadas à redução da camada de lodo.

As propostas deverão ser enviadas por e-mail e, com base nelas, será elaborado Termo de Referência para contratação das tecnologias consideradas mais eficientes. A ação faz parte do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável), que tem feito diversas ações voltadas para o meio ambiente da região.

A intenção é, com base nas propostas, elaborar o TR (Termo de Referência) para contratação das tecnologias mais eficientes através da Encomenda Tecnológica (Etec). Os interessados poderão enviar as propostas até o dia 3 de julho, pelo e-mail [email protected].

(Colaborou Brenda São Paio)