Niterói: em vantagem na guerra contra a covid-19

Rodrigo Oliveira, secretário de Saúde, destaca importância da prevenção - Foto: Douglas Macedo/Prefeitura de Niterói

Coronavírus
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói continua em vantagem na guerra contra a covid-19. A cidade está no grau de atenção máxima, de cor laranja, em relação à pandemia. Para as próximas semanas, a expectativa é de que a cidade atinja o nível amarelo, de alerta máximo, do Plano de Transição Gradual para o Novo Normal, possibilitando a reabertura de outras modalidades de comércio.

Para acompanhar a situação do município em relação ao novo coronavírus, o Gabinete de Crise, instaurado pela Prefeitura de Niterói, elaborou um índice síntese, que leva em conta indicadores que avaliam a curva da epidemia e a retaguarda hospitalar.

Em maio, quando chegou ao estágio laranja, este índice estava em 14,88 numa escala que vai de zero (amarelo claro/alerta) a 30 (roxo/altíssimo risco). Na última semana, a cidade apresentava índice de 10,25, se aproximando do estágio amarelo, que é a partir de 10,00.

Para o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, o momento favorável de Niterói no combate ao coronavírus se deve à resposta rápida dada pelas autoridades municipais. Oliveira destacou que a evolução da doença em outros países vinha sendo acompanhada desde janeiro e que, assim que os primeiros casos começaram a chegar, imediatamente foi criado o Gabinete de Crise.

"Niterói se antecipou e, desde janeiro, constituiu um grupo para o acompanhamento da covid-19 no mundo. Isso permitiu aumentar a capacidade de identificar casos suspeitos na rede municipal. Quando houve a notificação da chegada de casos, por decreto do prefeito instituímos o Gabinete de Crise, com a união de várias áreas que compõem a equipe para dar resposta à covid-19", disse o Secretário.

Taxa de letalidade e índice de recuperados

De acordo com o secretário, Niterói está com uma taxa de letalidade de 4,1%, a menor da Região Metropolitana e uma das menores do Estado. A nível de comparação, a letalidade da covid-19, no Brasil, é de 4,9%. Na terça-feira da semana passada (16), o município atingiu a marca de 71% dos pacientes que foram infectados e já estão recuperados da covid-19, acima da média nacional, que é de 47,8%.

No Estado do Rio, a taxa de letalidade do novo coronavírus, atualmente, é de 9,56%. Já o índice de pacientes recuperados é de 80,4%.

Testagem - Segundo Oliveira, um dos pontos fundamentais na guerra contra a covid-19 foi a ampliação da testagem no município. De acordo com ele, a medida não somente ajudou no monitoramento do avanço da pandemia, como também foi importante para diminuir a velocidade de transmissão do novo coronavírus.

"A gente estabeleceu, a partir de um programa de testagem massiva, a capacidade de monitorar a doença e reduzir a velocidade de transmissão. Ao longo desses 70 dias ampliamos a retaguarda, capacidade de testagem e incluímos o drive thru, que aumentou de forma expressiva o número de testes", afirmou o secretário.

Segundo dados da Prefeitura de Niterói, até o dia 15 de junho aproximadamente 20 mil testes foram disponibilizados, o que significa 40 testes para cada mil habitantes. O número supera a média nacional, que é de 9,8 testes para cada mil habitantes.

A Secretaria de Estado de Saúde informou que 305 mil testes rápidos foram distribuídos à rede pública de saúde, em todo o Rio de Janeiro, o que significa, aproximadamente, 18,5 testes para cada mil habitantes.

Oferta de leitos - A rede municipal de Niterói, atualmente, conta com 226 leitos, somando enfermarias e UTIs, voltados para tratar a covid-19. Se somados aos pouco menos de 600, disponibilizados pela rede particular, representa uma oferta de, aproximadamente, 1,5 leito para cada habitante. De acordo com Oliveira, a cidade jamais esteve em situação de colapso ou pré-colapso.

"A gente conseguiu, ao longo de todo esse período, minimizar o sofrimento da cidade porque a nossa expansão da rede se deu à frente da necessidade de internação. A gente não teve cenário de colapso ou pré colapso, sempre tivemos vagas em condição de atender os casos graves. Saímos de uma média de 130 pacientes para pouco menos de 100 incluindo confirmados e suspeitos de covid internados na rede municipal", explicou o secretário.

A nível estadual, a oferta de leitos para cada mil habitantes, considerando somente unidades oferecidas pela rede estadual, é de, aproximadamente, 0,07%.

Sanitização - O secretário afirmou que a sanitização continuará sendo feita, nas próximas semanas, em comunidades com maior incidência da covid-19. Rodrigo Oliveira acredita que a higienização dessas localidades foi fundamental, ao lado do distanciamento social, na batalha contra a covid-19.

"A sanitização das favelas foi decisiva nesse processo, junto com o isolamento social, contribuindo para a redução da velocidade de transmissão. Será feito reforço [da higienização] em comunidades com maior número de casos, e seguirá nas próximas semanas", ressaltou Oliveira.

Ainda de acordo com o secretário, a sanitização tem sido importante porque ela produz um ambiente que reduz a permanência do vírus em meios internos e externos. Foram sanitizadas unidades hospitalares e de pronto atendimento que estão atendendo à covid-19, e isso contribui para diminuir a transmissão do vírus.

Isolamento social - Niterói foi uma das cidades pioneiras no país, no que diz respeito às medidas de isolamento social. Além de ter sido o primeiro município a interditar o acesso às praias, também determinou o fechamento de estabelecimentos comerciais considerados não essenciais, ainda no mês de março, a fim de prevenir a propagação da doença.

Segundo o último levantamento, a taxa de isolamento social na cidade está atualmente em 47,7%

No entanto, muitos cidadãos tiveram suas finanças comprometidas por conta da suspensão dessas atividades. Para reduzir o efeito negativo causado pelo fechamento dos estabelecimentos, uma série de medidas na área econômica foram aprovadas para ajudar essas pessoas.

Para Rodrigo Oliveira, tudo isso foi essencial para que, neste momento, Niterói esteja colocando em prática o Plano de Transição Gradual Para o Novo Normal. 

"Todas essas ações, centro de quarentena, testagem, máscaras, mitigar efeitos econômicos e sociais e a ampliação da retaguarda dá hoje para a gente uma infraestrutura para garantir o plano para o novo normal. O Comitê Científico da UFF acompanha o plano, o desenvolvimento da curva da epidemia e também a taxa de ocupação. Esse processo é feito de forma segura, gradual e com responsabilidade e cuidado com a vida do niteroiense", destacou o secretário.

O secretário de Saúde conclui afirmando que esse conjunto de ações foram fundamentais para que o município esteja tendo resultados positivos no combate ao coronavírus.

"Isso explica os bons resultados que a cidade teve. Garantia de renda mínima para as pessoas, e um importante engajamento da população no isolamento social. Isso foi fundamental para dar tempo ao sistema de saúde para se adequar", completou.