Aplicativo para alunos da rede municipal do Rio ultrapassa os 5 milhões de acessos

Aplicativo para alunos da rede municipal do Rio ultrapassa os 5 milhões de acessos - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O aplicativo SME Carioca 2020, criado pela Prefeitura do Rio para os alunos da Rede Municipal estudarem durante o período de suspensão das aulas, ultrapassou a marca de 5 milhões de acessos.

As atividades de Língua Portuguesa e Matemática são as mais acessadas pelos alunos, que também estudam outras disciplinas, como Geografia, História e Ciências. Um dos motivos para o sucesso do uso da ferramenta é a participação de mães e pais nas atividades, principalmente dos estudantes dos anos iniciais de aprendizagem.

"A gente incentiva muito que a família participe das atividades junto com os filhos. Além disso, usamos uma linguagem simples e objetiva, facilitando bastante a compreensão pelos alunos. O resultado tem sido maravilhoso", ressalta Fátima Cunha, coordenadora de Materiais Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação.

Orquestra nas Escolas ajuda nas atividades com vídeos interativos

Uma das novidades inseridas no material recentemente é a participação da Orquestra nas Escolas, que reúne estudantes da Rede Municipal. Professores e alunos-músicos apresentam um vídeo que trata do tema das atividades daquela semana. Por exemplo, o vídeo do 8º ano mais atual aborda o clima na música, apresentando trechos de canções relacionadas às estações do ano, como País Tropical, Águas de Março e Um Dia Frio. No final, há sempre uma questão que busca a interação com o aluno.

"Em sala de aula, o professor tem que seguir regras técnicas objetivas para apresentar o conteúdo. Quando a gente insere a música nessa aprendizagem, a arte mexe com a subjetividade, que é o prazer. E quando você estuda com prazer o resultado é muito melhor", explica Fátima Cunha.

Secretaria oferece outros recursos de complementação escolar

O aplicativo possui conteúdo pedagógico para todos os segmentos, da Educação Infantil ao Programa de Jovens e Adultos. De fácil manuseio, pode ser baixado via celular, notebook, tablet e computador pelo endereço eletrônico https://app.vc/smecarioca2020

A Secretaria de Educação oferece uma série de outros recursos para os alunos estudarem durante o período de suspensão das aulas. O conteúdo didático também está disponível no site da MultiRio – produtora audiovisual de conteúdos educativos em diversas mídias que trabalha junto à comunidade escolar – que ainda disponibiliza aulas virtuais. Os professores da Rede Municipal de Ensino estão repassando conteúdos e atividades por meio de redes sociais, como Youtube, Facebook e Whatsapp.

A SME está desenvolvendo conteúdos específicos para a plataforma de aulas digitais da Microsoft TEAMS. Plataforma de matemática, acessível pelo sistema MATIFIC, também está disponível para os alunos.

Para os alunos que tiverem alguma dificuldade para acessar o conteúdo digital, a Secretaria Municipal de Educação entrega o material impresso.

Como estudar pela MultiRio

O Material de Complementação Escolar, com vários recursos de apoio pedagógico ligados aos conteúdos curriculares dos anos de Escolaridade da Educação Básica, está disponível no site da MultiRio. O livro do Material Didático Escolar está aberto para consultas no Portal da MultiRio (www.multirio.rj.gov.br).

Vale consultar abas como Multiclube, com conteúdos voltados para diferentes faixas etárias e que reúne o acervo audiovisual, jogos, publicações, reportagens e notícias; o Assista (www.multirio.rj.gov.br/assista), onde estão disponíveis conteúdos áudio visuais; as redes sociais – Facebook, Instagram (@multirio_oficial) e Twitter (@multirio) e no canal 546 da Net.