Varal Solidário volta a funcionar em Niterói

Voluntários fizeram mutirão para reformar varal - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Moradores e empresários do Barreto, Zona Norte de Niterói, estão ajudando a reconstruir o projeto Varal Solidário, que foi vítima de um incêndio criminoso na noite de 12 de junho. Estão sendo arrecadadas doações de peças de vestuário, além de uma nova pintura para que a ação retorne de cara renovada.

O Varal Solidário, que fica na Rua Benjamin Constant, altura do INSS, é uma iniciativa do morador da região, Venâncio dos Santos, de 68 anos, idealizada em 2017. O projeto surgiu, durante uma conversa com uma amiga, de onde surgiu a ideia para ajudar aqueles que precisam de doações de roupas. Ele falou sobre a felicidade em ver o projeto se reerguendo.

“Essa iniciativa foi minha e de uma amiga que hoje mora em São Paulo, aí organizamos o varal para ajudar. Começamos com uma pecinha, hoje em dia distribuo roupas para várias instituições. Sinal que a gente está ajudando ao próximo. Os vândalos colocaram fogo, mas o projeto vai continuar. Eu não desisto não, sou enjoado. Até eles pararem de fazer isso”, disse.

Na manhã desta sexta-feira (19), um grupo de pessoas se reuniu, após uma mobilização por meio das redes sociais, para reformar o varal e colocá-lo novamente em funcionamento. Um deles é o empresário Jefferson Machado, de 41 anos, que explicou como a ação está sendo posta em prática.

"O Alexandre, que é responsável do canal 'Eu Sou de Niterói' postou que colocaram fogo no varal, nas redes sociais. A população ficou muito chateada aí ele teve a iniciativa de reunir a galera que queria de alguma forma ajudar. Várias pessoa se colocaram à disposição de ajudar de alguma forma: financeiramente ou com roupas e doações", contou.

A ação de reforma mobilizou dezenas de pessoas, que conseguiram arrecadar centenas de peças em doações. Como nem todas cabem no varal, ficarão distribuídas entre os voluntários, que farão o abastecimento semanalmente. Motoristas que passam pelo local ficaram felizes, e muitos pararam para tirar fotos.

A regra continua a mesma: cada pessoa, que estiver precisando, pode levar até três peças. O varal volta a funcionar já nesta sexta-feira e, segundo Jefferson, medidas de prevenção contra novas ações criminosos estão sendo pensadas para que o andamento do projeto não volte a ser prejudicado.

"A gente está pensando em alguma maneira de colocar alguma proteção, prevenir para que não aconteça mais. Porque o muro fica na calçada da rua. Acreditamos que seja possível”, concluiu o empresário.