Hora de flexibilizar a quarentena

Maricá anuncia novas medidas de segurança contra covid-19 - Foto: Marcos Fabrício/Prefeitura de Maricá

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Apesar de dados do Covidímetro da UFRJ mostrarem que o avanço da pandemia de covid-19 está começando a desacelerar na cidade do Rio e na Região Metropolitana, muitos municípios que seguem com índice alto de contágio começaram a reabrir as atividades comerciais. 

A capital está na segunda de seis fases programadas pela prefeitura para a reabertura das atividades econômicas. Desde a última quinta-feira, estão liberadas competições esportivas e atividade em centros de treinamentos abertos, sem público. Os shoppings, que tinham previsão para funcionar nesta segunda fase, estão funcionando desde o último dia 11 e têm registrado grande movimentação. O Mercadão de Madureira também voltou a funcionar. 

Lanchonetes, bares, restaurantes, quiosques, lojas de conveniência e cafés podem funcionar no sistema drive-thru e de retirada. O comércio ambulante legalizado também está autorizado, porém não pode vender na faixa de areia, nem nos calçadões da orla. 

Foram retomadas as atividades nos escritórios. Hotéis e hostels também podem funcionar. Consultórios e clínicas médicas e odontológicas, fisioterapeutas, clínica de imagem podem funcionar com restrições. Estão autorizadas atividades físicas individuais nos calçadões, esportes aquáticos individuais e voo livre individual. 

Ainda não há autorização para o funcionamento de pontos turísticos; cinemas, teatros e museus; lojas de rua, como os estabelecimentos do Saara; centros comerciais; feiras de arte e artesanato; clubes, associações, hipódromos. 

A previsão é que na próxima fase - prevista para o início de julho - retornem as atividades nas academias; praias e parques; salões de beleza; estúdio de tatuagem; todos os comércios (com restrições); bares e restaurantes (com 50% da capacidade); atividades culturais em espaço aberto; e competições esportivas com um terço do público. 

As atividades religiosas nas mais de 280 igrejas do Rio serão reiniciadas a partir do 4 de julho, segundo a Arquidiocese do Rio.

NITERÓI

A partir desta segunda-feira (22) Niterói inicia o estágio amarelo nível 2, que prevê o funcionamento dos comércios varejistas de rua, que incluem lojas de móveis, artigos esportivos, designers, armarinhos, informática, entre outros. Também serão permitidos os centros comerciais abertos.

No entanto, todos esses estabelecimentos deverão funcionar somente entre 12h e 20h. Os comerciantes também deverão atender regras sanitárias, como o uso obrigatório de máscaras por funcionários e clientes, ocupação de 50% da loja e o uso de termômetros em todos os clientes que entrem no estabelecimento. Os centro comerciais fechados e shoppings não podem abrir por enquanto, mas já podem funcionar em esquema de drive-thru.

Os clubes também estão permitidos a abrirem as portas. No entanto, somente para a realização de atividades individuais. Bares e restaurantes localizados no interior desses clubes não poderão abrir. Atividades coletivas ou que provoquem aglomerações estão proibidas.

Templos religiosos também poderão retomar suas atividades presenciais. Deverá ser respeitado protocolo de ocupação de apenas 25% dos assentos.

Parques e praias permanecem fechados, embora a prefeitura agora tenha permitido a abertura do Campo de São Bento, em Icaraí, e dos hortos do Fonseca e Barreto para atividades físicas individuais, entre 10h e 20h30.

A prefeitura ampliou o horário de atividade física individuais de idosos nos calçadões e areias das praias, que agora passa a ser entre 10h30 e 14h30. Antes era de 9h às 11h. Os horários para pessoas de outras idades agora são 6h às 10h30 e 16h às 22h.

SÃO GONÇALO

Apesar do número de mortes por covid-19 ser crescente, a Prefeitura decidiu reabrir os shoppings e centros comerciais no último dia 11. Também estão com funcionamento permitido os bares,ambulantes, restaurantes, feiras livres e a prática de atividades físicas ao ar livre. O Executivo afirmou que continuará analisando esses dados e que, caso necessário, poderá modificar o decreto para o novo isolamento. As medidas ficam mantidas até dia 30.

MARICÁ

A cidade segue na fase da Bandeira Amarela 1, que permite o funcionamento com restrições do comércio em geral, templos religiosos, lanchonetes, docerias e cafeterias. Bares e restaurantes estão funcionando com atendimento restrito a serviços de delivery e take away. Também foram retomada as atividades físicas nos espaços públicos ao ar livre, para práticas esportivas individuais. A utilização das máscaras é obrigatória. 

O decreto traz exigências como o uso obrigatório da máscara por clientes e funcionários, a oferta de álcool gel, um quantitativo de funcionários de uma pessoa a cada 4 metros quadrados e a distância de um metro e meio entre as pessoas. As aulas seguem suspensas em todo o município.

ITABORAÍ

Até esta segunda-feira (22), está autorizado o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes e similares de forma restrita, sendo somente retirada do produto no local e delivery, não é permitida a permanência de clientes nesses locais. 

Feiras livres que se utilizam de venda de produtos do gênero alimentício podem funcionar, desde que mantenham distância mínima de dois metros entre uma barraca e outra e disponibilizem álcool 70% para o público. 

BELFORD ROXO

Até este domingo, a cidade da Baixada Fluminense, segue com medidas de flexibilização de atividades comerciais. Segundo a prefeitura, a reabertura provisória é possível porque diminuiu o número de pessoas internadas por causa da covid-19. Com limite de 50% da capacidade, podem funcionar as feiras livres, shoppings centers, centros comerciais, templos religiosos e restaurantes.

Escolas públicas e privadas de todos os níveis de ensino continuam fechadas, assim como as academias. As feiras livres de produtos alimentícios devem manter distanciamento mínimo de um metro entre as barracas e disponibilizar álcool 70% ou preparações antissépticas aos feirantes e público. Templos religiosos também devem disponibilizar álcool gel 70% e manter o distanciamento mínimo de dois metros entre os presentes.

DUQUE DE CAXIAS

A cidade está com todo o comércio funcionando desde o dia 11 de junho, seguindo as recomendações de oferecer álcool gel ou líquido 70% para os empregados e clientes que também são obrigados a usar máscara de proteção facial, além de limitar o número de pessoas no interior das lojas. Academias, centros de ginástica, indústrias e prestadores de serviço também estão funcionando. As medidas seguem até o dia 30.