Preocupação com os shoppings

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Considerando que pessoas infectadas que não desenvolvem sintomas da doença se tornam potenciais transmissores quando não há o uso generalizado de máscara em espaços públicos, o professor Daniel Stariolo, do Departamento de Física da UFF, desenvolveu um estudo intitulado "COVID-19 in air suspensions" (COVID-19 em suspensões pneumáticas). O intuito é o de compreender como o novo coronavírus se movimenta no ar e os impactos disso em sua transmissão.

"Do ponto de vista matemático, essa pesquisa fornece uma estimativa que responde quanto tempo o vírus pode permanecer suspenso no ar em um ambiente fechado, e qual o seu alcance antes de ser depositado no chão ou em alguma outra superfície. Os resultados obtidos evidenciam a necessidade do uso de máscara facial em espaços públicos por todos", ressalta o docente.

Cuidados - Com reabertura dos shoppings autorizada em alguns municípios, cresce a preocupação do aumento da contaminação, visto que muitos deles são ambientes fechados com pouca circulação de ar.

"Duas variáveis fundamentais para a propagação do vírus nos shoppings são: quantidade de pessoas por metro quadrado e tempo de permanência das pessoas no mesmo ambiente. Um shopping cheio de pessoas se cruzando dentro das lojas e nos corredores é um ambiente perfeito para o vírus se propagar. Se você encontrar um ambiente assim, vá embora, porque o risco será grande. Nesse caso, um número de pessoas vai ser contaminada e, além delas ficarem doentes, depois irão para casa e poderão contaminar familiares, amigos e por aí vai. O estrago pode ser enorme. O segundo elemento apontado é o tempo de permanência. Suponhamos que, dentro uma loja, uma pessoa contaminada espirra. O aerossol fica no ar durante um tempo, de alguns minutos até horas, como falamos antes. Você entra na loja, uns minutos depois da pessoa ter espirrado, e respira esse ar contaminado. Se você entra, fica 5 ou 10 minutos e saí, suas chances de se contaminar serão bem menores que se você ficar meia hora na loja", explica o professor Daniel.