Funcionários dos hospitais Alberto Torres e Azevedo Lima denunciam salários atrasados

Gestão do Hospital Estadual Alberto Torres, no Colubandê, em São Gonçalo, será transferida para Fundação de Saúde no próximo dia 28 - Foto: Divulgação / Governo do Estado

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os funcionários dos hospitais estaduais Alberto Torres, em São Gonçalo, e Azevedo Lima, em Niterói, relatam atrasos nos salários de maio. Os trabalhadores do hospital de São Gonçalo ameaçam parar o serviço caso o pagamento não seja feito nesta semana. A Secretaria de Estado de Saúde não informou quando os salários serão quitados.

"Estamos passando por uma das maiores pandemias do mundo e não recebemos o salário que é um direito nosso. Nos colocamos em risco todos os dias indo trabalhar e não somos recompensados. É um absurdo a forma que a Saúde do Rio de Janeiro trata o profissional", denuncia uma funcionária que, por medo de represália, preferiu não se identificar.

O Hospital Estadual Alberto Torres é gerido pela Organização Social Instituto dos Lagos Rio, que diz aguardar o repasse do governo do estado para realizar o pagamento dos salários dos funcionários.

Procurada, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que "nesse momento, todos os contratos vencidos ou por vencer das Organizações Sociais que administram hospitais do Estado do Rio de Janeiro, estão sendo revisados, em conjunto com a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Controladoria Geral do Estado (CGE)". A SES afirmou que está respondendo a todos os questionamentos feitos pelo Tribunal de Contas do Estado e pelo Ministério Público Estadual.

Quando questionada sobre a previsão para o pagamento dos profissionais dos hospitais, a Secretaria de Saúde não respondeu.