Crivella entrega tomógrafo de alta definição e outros novos equipamentos ao Hospital Salgado Filho

Crivella entrega tomógrafo de alta definição e outros novos equipamentos ao Hospital Salgado Filho - Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, entregou nesta segunda-feira (22), 45 novos equipamentos médicos para modernização da estrutura do Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier. O lote inclui um tomógrafo de alta definição de 128 canais, o 14º instalado na cidade como parte da estratégia de combate à pandemia de covid-19.

Além do tomógrafo – com capacidade para 1.200 exames por mês –, o Salgado Filho receberá 10 ventiladores, 10 monitores, 12 aparelhos de eletrocardiograma, dois de ultrassonografia, um foco de teto, oito focos de chão e dois carrinhos de anestesia.

"Hoje entregamos um tomógrafo. Mas não é qualquer tomógrafo, é um de 128 canais. É um aparelho que pessoas ricas dos Estados Unidos, da França vão ter acesso num hospital de ponta e, graças a Deus, é o mesmo que nosso povo carioca vai ter aqui no Salgado Filho. O hospital está recebendo um equipamento novo, que vai salvar muita gente no combate ao novo coronavírus. Estamos reequipando, fazendo uma renovação tecnológica neste hospital, que tantos serviços tem prestado ao povo da Zona Norte. As pessoas vão poder receber um tratamento ainda melhor", disse Crivella.

Nos últimos 10 dias, a Prefeitura já entregou outros 207 equipamentos, que foram instalados nos hospitais municipais Rocha Faria, em Campo Grande; Pedro II, em Santa Cruz e no complexo formado pelo Lourenço Jorge e pelo CER Barra, na Barra da Tijuca. Com a entrega de hoje, a rede contabiliza 252 modernos equipamentos já recebidos.

Investimento antes do coronavírus

Nos últimos três anos, foi feito um investimento total de R$ 370 milhões para renovação do parque tecnológico das unidades de saúde da rede de saúde do município. Foram comprados mais de 18 mil itens, entre eles 27 tomógrafos. Além dos tomógrafos, a Prefeitura do Rio adquiriu 162 aparelhos de raio-X e 726 respiradores (505 já chegaram), entre outros equipamentos que estão sendo entregues às unidades.

Referência na Zona Norte

Localizado no Méier, o Hospital Municipal Salgado Filho é referência no atendimento de emergência na Zona Norte e uma das maiores emergências da cidade.

A unidade concentra, mensalmente, entre 7 mil e 8 mil atendimentos na emergência, sendo, em média, 650 atendimentos destinados a vítimas de traumas (acidentes de trânsito e baleados, entre outros).

A unidade conta com 314 leitos, além de um corpo clínico com mais de 1.400 profissionais de saúde. O hospital é equipado e preparado para realizar exames de patologia clínica, radiografia, tomografia computadorizada, ultrassonografia, anatomia patológica, ecocardiografia, endoscopia alta e baixa, entre outros.