Acesso à Fortaleza de Santa Cruz continua impedido parcialmente

De acordo com o Comando Militar do Leste, nenhum militar ficou isolado - Foto: Reprodução/Redes sociais

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O acesso à Fortaleza de Santa Cruz continua impedido parcialmente após parte de uma encosta desabar na Estrada Eurico Gaspar Dutra, em Jurujuba, Zona Sul de Niterói. Na manhã desta terça-feira (23). equipes da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia e da Secretaria de Obras estiveram no local para uma nova avaliação do deslizamento. O incidente aconteceu na tarde de segunda-feira (22).

De acordo com o cecretário Municipal de Defesa Civil e Geotecnia, Walace Medeiros, foi feito um isolamento preventivo no local pela dificuldade de visibilidade.

"Ontem, a Defesa Civil foi acionada por volta das 17h30 e viemos de imediato ao local com nossa equipe técnica e, por conta da deficiência de visibilidade, pois já estava anoitecendo, nós priorizamos o isolamento de forma preventiva para evitar que as pessoas se aproximem do local. Na manhã de hoje, estivemos com nossa equipe técnica para nova análise, inclusive com auxílio de drone para ter uma visão aérea mais detalhada, para identificar, de imediato, as partes que já se desprenderam e se elas estão instáveis e se há possibilidade de novos deslocamentos de material. Em conjunto com as equipes do exército, faremos uma análise bastante detalhada para garantir a segurança. Vamos iniciar, o mais rápido possível, toda intervenção necessária para desobstruir a passagem", informou o secretário.

As equipes da Prefeitura de Niterói e do Grupamento do Exército estão trabalhando em conjunto para monitorar, retirar as rochas que se desprenderam e avaliar riscos de futuros deslizamentos. O Secretário de Obras, Vicente Temperini, falou sobre o que será feito no local.

“Nossas equipes estão em contato e vamos agir em conjunto com o Exército para retirar o material do local. Na tarde de hoje, já vamos enviar o caminhão para remover parte das rochas que se desprenderam da encosta e desobstruir parte do trecho”, disse Vicente.

A vistoria realizada nesta manhã, mostrou que o local está com grande obstrução e que não será possível remover tudo de uma vez. Além disso, parte do chão foi danificada. O trabalho de remoção parcial vai possibilitar, temporariamente, apenas passagem de pedestres. Não há um prazo para que o local esteja totalmente liberado.

A área de acesso à Fortaleza de Santa Cruz é de responsabilidade do Exército e a Prefeitura de Niterói está dando todo suporte técnico e auxílio com equipamentos para que, em breve, a passagem seja regularizada.

De acordo com o Comando Militar do Leste (CML), no momento do incidente não havia movimentação na via e não houve feridos. Além disso, nenhum militar ficou isolado. As demais intercorrências referentes ao evento estão sendo apuradas e sanadas. A remoção do material será realizada em um trabalho conjunto entre o Exército Brasileiro e a Defesa Civil.