Itaboraí reduz taxa de mortalidade por coronavírus no município

Teste coronavírus - Foto: Divulgação/Governo do Estado do Rio

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No dia 10, quarta-feira, último boletim de óbitos por Covid-19 em Itaboraí, a cidade somava 107 mortes. Em duas semanas, o número de óbitos foi para 121. Os dados foram divulgados pelo setor de Vigilância Epidemiológica de Itaboraí, junto com um panorama completo dos óbitos confirmados até então no município. A equipe de Epidemiologia da cidade informa que nem todos os óbitos confirmados daquele dia são de mortes ocorridas naquelas 24h, o teste para pessoas que já faleceram tem um prazo maior para se obter o resultado.

“As informações que divulgamos são muito delicadas, trabalhamos com vidas, então precisamos ter o máximo de cuidado possível. Algumas mudanças acontecem nos dados divulgados porque encontramos detalhes que não batem, ao irmos investigando os casos, então constantemente corrigimos nossos registros”, explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Carolina Lima.

No dia 11 de junho, quinta-feira, primeiro dia após o balanço, Itaboraí confirmou mais dois óbito por coronavírus. Os dois aconteceram no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior; uma senhora de 82 anos, moradora do Apolo II e uma mulher, moradora do Sossego, que faleceu com 44 anos. Ambas faleceram no dia 09 de junho.

No sábado, dia 13, três óbitos foram divulgados, chegando ao total de 112 mortes por Covid-19. Um homem, de 55 anos, morador de Reta Nova (Esperança), que faleceu no dia 27 de maio na Unidade de Pronto Atendimento de Rio Bonito. Já no Hospital Municipal de Itaboraí duas mortes foram confirmadas: uma mulher de 47 anos, moradora de Manilha, que faleceu dia 19/06 e um senhor de 60, ex-morador do Sossego, que veio a óbito dia 11 do mesmo mês.

114 óbitos, no total. Foi o número divulgado na quarta-feira, dia 17 de junho. Mais duas mortes por coronavírus haviam sido confirmadas pela Vigilância Epidemiológica: um homem de 49 anos, ex-morador do Marambaia, que faleceu no dia 19 de maio na Casa de Saúde São José dos Lírios, em São Gonçalo, e uma senhora, ex-moradora do bairro Retiro São Joaquim, que morreu no dia 10 de junho com 81 anos.

No dia 18, última quinta, a equipe de vigilância epidemiológica de Itaboraí confirmou mais um óbito. Uma mulher de 90 anos, moradora do bairro Porto das Caixas, que faleceu dia 17 de junho, no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior.

Na sexta, dia 19/06, dois óbitos foram registrados no município, totalizando 117 mortes por coronavírus. Um senhor de 90 anos faleceu no Hospital Estadual Alberto Torres, no dia dezessete de maio, era morador do bairro Marambaia. O segundo óbito confirmado é um senhor de 54 anos, morador de Nova Cidade, que faleceu no dia 18 de junho, no Hospital Leal Júnior, em Itaboraí.

119 óbitos, no total. Foi o número divulgado na terça-feira, dia 23 de junho. Duas novas mortes foram confirmadas com Covid-19. Uma mulher ex-moradora do Rio Várzea, que faleceu dia 19/06 no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, com 72 anos. O segundo óbito foi um senhor de 70 anos, ex-morador do areal, que faleceu no dia 22 do mesmo mês, na mesma unidade de saúde.

Já no último boletim divulgado nesta quarta-feira, dia 24 de junho, a cidade de Itaboraí acumulava 121 mortes por Covid-19, confirmadas pela equipe de Vigilância Epidemiológica. Uma morte aconteceu no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em Maricá, no dia 18 de junho: uma senhora de 65 anos, ex-moradora de Venda das Pedras. Já o segundo óbito foi de um ex-morador do Parque Aurora, de 62 anos, que aconteceu no Hospital Federal dos Servidores do Estado, no dia 13 de maio.

Todos os óbitos por coronavírus divulgados foram investigados com exames laboratoriais específicos e tiveram resultados positivos. Mudanças nas informações, como números e bairros divulgados pela equipe de Vigilância Epidemiológica, ocorrem diariamente, pois as investigações são aprofundadas e os dados são conferidos.

Os óbitos confirmados diariamente na página oficial da Secretaria de Saúde, na maioria das vezes, não ocorreram no dia da divulgação. Podem ser óbitos de datas anteriores, cujo resultado do exame laboratorial só foi liberado no dia da confirmação.