Maricá adota heteroidentificação virtual

Maricá adota heteroidentificação virtual - Foto: Clariildo Menezes/Prefeitura de Maricá

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Maricá adotou um sistema para possibilitar que todos os participantes dos concursos que oferece possam cumprir a etapa obrigatória de heteroidentificação (quando o candidato se declara negro precisa comprovar a identificação), mantendo o isolamento social. A aplicação da tecnologia é inovadora e já obteve sucesso no concurso em vigor da Guarda Municipal.

Cada candidato apto a participar do processo recebe um e-mail enviado pelo próprio sistema com um link, um nome de usuário e uma senha. Com essas informações ele se cadastra no Lecon, a plataforma digital utilizada pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão. Feito isso, aparece para ele a autodeclaração onde deve confirmar se é negro ou não e um texto, no qual autoriza a Prefeitura e a banca examinadora do concurso a usarem as imagens para verificar a veracidade das informações. No passo seguinte, o candidato grava um vídeo de aproximadamente dez segundos, que anexa e envia para o sistema, recebendo a confirmação da operação.

“Que tenhamos notícia, nenhuma cidade utiliza a tecnologia com essa aplicação, mas sabemos que a Universidade Federal Fluminense (UFF) também desenvolveu algo parecido”, informa o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão Leonardo Alves. “Não se trata de uma nova tecnologia, mas de uma aplicação inovadora da tecnologia já existente”, acrescenta.

O sistema armazena as informações enviadas pelos candidatos, o voto de cada membro da banca e os recursos eventualmente apresentados, produzindo um relatório com a relação de aprovados e reprovados e mantendo preservados os princípios da impessoalidade e isonomia.

Os membros da banca também recebem um e-mail com o link, usuário e senha para ter acesso ao sistema, a qualquer momento, conforme sua conveniência. No local, eles têm acesso às mensagens enviadas pelos candidatos. Após examinar os vídeos, cada um dá seu parecer positivo ou negativo. Este é registrado, armazenado e tabulado pelo sistema, emitindo um relatório final.