Secretário de Saúde de Caxias realiza parto de emergência

Procedimento aconteceu no estacionamento do Hospital Moacyr do Carmo - Foto: Reprodução/ Google Street View

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na início da manhã desta quinta-feira (25), o Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil de Duque de Caxias, Dr José Carlos de Oliveira, foi surpreendido ao chegar no Hospital Municipal Dr Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC), com a prestação de socorro a uma mulher, que já estava em trabalho de parto, dentro de um veículo que acabava de chegar ao estacionamento da unidade hospitalar. De imediato o Secretário de Saúde, que é obstetra de profissão, deu início ao parto emergencial, ali mesmo no veículo, tendo como objetivo principal salvar a vida da mãe e trazer o bebê à vida. Em alguns minutos o parto foi realizado, de forma bem sucedida, com o nascimento de uma linda menina. Logo após o parto emergencial, a mãe e a bebezinha foram encaminhadas para a nova Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra, onde neste momento estão recebendo os cuidados necessários e, segundo informações da direção da unidade, passam bem.

No último dia 13 de junho, Duque de Caxias ganhou a mais moderna e bem equipada maternidade da Baixada Fluminense, atendendo mulheres com gravidez de baixo e alto risco, com equipamentos modernos e profissionais da área de saúde especializados no atendimento às gestantes.

A nova maternidade tem um diferencial que é o atendimento totalmente humanizado, o que garante que as mães e os bebês não sejam separados em nenhum momento. As gestantes podem contar com um Centro de Parto Normal (CPN) com oito PPPs (unidades de Pré Parto e Puerpério), que são quartos individuais e com privacidade, e também com uma unidade transfusional, lactário, farmácia, ginecologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, serviço social e um laboratório de análises clínicas. No acolhimento, as mães contam com cardiotocografia e classificação de risco.

A Maternidade de Santa Cruz da Serra possui centro cirúrgico, ambientes de recuperação pós anestésica (RPA), UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) materna e neonatal. São 20 leitos de neonatal e 10 de UTI materna. Há, ainda, 12 enfermarias com seis leitos cada, uma enfermaria com cinco leitos, e mais três de isolamento, totalizando 80 leitos. Todos os espaços contam com climatização e área para acompanhantes.