Maricá aprova prorrogação do aumento do programa Renda Básica de Cidadania

Maricá aprova prorrogação do aumento do programa Renda Básica de Cidadania - Foto: Evelen Gouvêa/Prefeitura de Maricá

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira (24) a prorrogação do benefício ampliado da Moeda Mumbuca durante a pandemia do novo coronavírus. A mensagem do Poder Executivo prevê que os 42 mil beneficiários do programa Renda Básica de Cidadania (RBC) vão continuar recebendo 300 mumbucas (o equivalente a R$ 300) nos meses de julho, agosto e setembro. Após esse período, o valor deverá retornar às 130 mumbucas.

O aumento do valor do RBC foi uma das primeiras ações da Prefeitura de Maricá quando começou o isolamento social em razão da covid-19. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos de Maricá, Magnun Amado, afirmou que a manutenção do valor do benefício reforça o que ele chama de ‘colchão social’ criado para beneficiar o comércio e a população da cidade.

“Desde o início, criamos esse suporte que permitiu ao governo administrar a pandemia com tranquilidade, tanto no isolamento quanto na sua flexibilização. Isso inclui, além da renda básica, a distribuição das cestas básicas, o Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT) e o Programa de Amparo ao Emprego (PAE)”, disse o secretário.

Ainda segundo Magnun, RBC e PAT pagaram juntos aos beneficiários um total de aproximadamente R$ 73,2 milhões. Desde o início da pandemia, o município adotou e vem implantando uma série de medidas de proteção social e fomento à economia.