Laboratório de Itaboraí realiza 135 mil exames em um ano

Laboratório de Itaboraí realiza 135 mil exames em um ano - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os exames de sangue, fundamentais para acompanhamento das condições saúde dos pacientes, receberam pela Prefeitura de Itaboraí, uma atenção especial. Inaugurado há um ano, a população passou a contar com o Laboratório Municipal de Análises Clínicas – HumanizaLab, com 193 diferentes tipos de exames. E neste período, 135.274 análises foram realizadas. Localizado no Centro da cidade, o local pode auxiliar com diagnósticos de doenças comuns até problemas mais graves.

Com a inauguração, todas as análises passaram a ser realizadas pelo próprio município, não necessitando mais que a Secretaria de Saúde terceirize o serviço, oferecendo a população de Itaboraí mais rapidez nos diagnósticos e economia para o governo.

“Os resultados, que levavam até semanas para ficarem prontos, agora podem sair de três a cinco dias, isso faz uma diferença muito grande para a pessoa que está esperando diagnóstico, por exemplo, de uma doença para dar início imediato a um tratamento correto”, explicou o secretário de Saúde, Júlio Ambrósio.

No HumanizaLab 10 profissionais trabalham manipulando, armazenando e analisando as amostras colhidas nos pacientes, que podem ser através de urina, sangue, fezes, saliva e etc. E tudo é analisado no próprio laboratório municipal. Com o material dos pacientes, os técnicos em laboratório vão manipular e fazer as análises clínicas de forma adequada, tendo a disposição aparelhos novos e modernos, que vão garantir a sua confiabilidade com resultados mais precisos.

“Um laboratório não vende saúde e sim esperança. Cada paciente que entra aqui quer saber se está bem ou se tem alguma doença para que possa ser tratada. E todos são recebidos com muita atenção e carinho”, comentou o farmacêutico e diretor técnico do HumanizaLab, Ciro Correa.

Ele explica que, após a coleta sanguínea ou de outro material para análise, todo processo é realizado de forma adequada para que a qualidade da amostra seja mantida. Todas são encaminhadas para os setores relacionados no laboratório para análise e emissão de um laudo diagnóstico sobre uma possível patologia a ser verificada por um médico para dar início a um tratamento, quando necessário.

Agendamentos

Para agendar é necessário que a pessoa tenha o pedido médico em mãos no momento, junto com os documentos de identidade, CPF e cartão SUS. 

Resultados práticos e rápidos

No momento em que o exame fica pronto, os pacientes recebem uma mensagem de SMS no celular. A pessoa tem a opção de buscá-lo no próprio laboratório com um documento de identidade ou conferir por meio de um link, de forma prática, sem precisar sair de casa: https://www.laudoonline.com.br/pmitaborai/.

Local

O HumanizaLab está localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro. Funciona das 7h às 17h, de segunda a quinta-feira e de 7h às 16h, nas sextas. Para a coleta, o horário de funcionamento é das 7h às 10h da manhã. Para resultado e agendamentos, a partir das 10h.