Indústria fluminense volta a contratar em julho, aponta Firjan

Firjan aponta que no mês de agosto o setor industrial conseguiu criar 4.487 postos de trabalho em todo Estado do Rio - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O setor industrial fluminense, que contempla a indústria de transformação, extrativa, de construção e os Serviços Industriais de Utilidade Pública, teve saldo positivo de 1.102 vagas formais em julho. De acordo com a plataforma Retratos Regionais, elaborada pela Firjan, a Construção Civil se destacou com saldo líquido de 932 contratações, seguida pela Manutenção, Reparação e Instalação de Máquinas e Equipamentos (+368) e Fabricação de Produtos de Metal (+300). Já o setor industrial que apresentou o pior resultado foi o de Fabricação de Veículos Automotores, Reboques e Carrocerias (-263).

Sete das dez regiões fluminenses analisadas pela Firjan apresentaram saldo positivo na indústria. De acordo com a federação, ainda que não seja suficiente para compensar as perdas registradas entre março e junho, o saldo positivo de 1.102 vagas em julho é um importante resultado para o setor após quatro meses de demissões, ocorridas principalmente por conta do isolamento social diante da pandemia do coronavírus.

A plataforma Retratos Regionais, que trará mensalmente recorte setorial e regional do mercado de trabalho no estado do Rio, tem como base o saldo de admissões e demissões do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. De acordo com os dados gerais do cadastro, o mercado de trabalho fluminense teve 6.658 desligamentos em julho, principalmente por conta do setor de serviços (-7.877 vagas).

A Firjan ressalta que, ainda que o quadro geral permaneça demissionário no estado, o acompanhamento mensal revela uma forte desaceleração no ritmo de demissões nos últimos meses – em abril, mês mais crítico após o início da pandemia, o saldo geral do mercado de trabalho foi de 89 mil desligamentos; em maio foram 38 mil; em junho foram 18 mil.

Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais traz recorte setorial e regional do mercado de trabalho no estado do Rio. No painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais. Já o painel regional, que também permite a busca por município, apresenta o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores: Agropecuária, Comércio, Construção, Indústria e Serviços. A plataforma pode ser acessada através deste link: www.firjan.com.br/retratosregionais.