Comunidade Quilombola de Campo Grande recebe testagem de covid-19 nesta quarta e quinta-feira

Garis que atuam nas escolas da rede municipal do Rio farão teste rápido para detectar coronavírus - Foto: Marco Antônio Rezende/Prefeitura do Rio

Coronavírus
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza nesta quarta e quinta-feira, dias 2 e 3 de setembro, testagem rápida para a Covid-19 na comunidade Quilombola Dina Bilina, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. A ação acontecerá nas localidades do Morro Caboclo, Farol da Prata e Candoca, com início às 8h e atenderá em torno de 800 pessoas. O objetivo é avaliar e orientar a população local sobre os procedimentos de prevenção e controle da infecção causada pelo coronavírus.

"Esta iniciativa é fundamental pois, além de possibilitar que este grupo vulnerável conheça seu estado imunológico, também vai levar informação sobre as medidas de prevenção da Covid-19, ações fundamentais para a mitigação e controle da doença", explica Patrícia Guttmann, Coordenadora Geral de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde do município Rio.

A testagem será realizada por agentes de saúde do Centro de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde. O teste aplicado identifica tanto os anticorpos produzidos após o 8 dia do início da doença. Até mesmo quem foi infectado, mas não apresentou sintomas pode ser identificado.