Processo de abertura de impeachment contra Crivella será decidido nesta quinta

Ministério Público recorre da decisão que suspende inelegibilidade de Marcelo Crivella - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Câmara dos Vereadores decide nesta quinta-feira (3) pela abertura ou não do processo de impeachment contra o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, por suporto crime de improbidade administrativa.

Caso todos os 51 vereadores participarem da sessão, serão necessários 26 votos para a abertura do processo. Se estiverem 48 vereadores presentes, são necessários 25 votos para abrir o processo.

O pedido de impeachment foi protocolado pela deputada estadual Renata Souza, do PSOL, fundamentada pela denúncia veiculada pela TV Globo que mostra grupos de servidores pagos pela prefeitura - que ficaram conhecidos como "Guardiões do Crivella" - que se organizavam para impedir o trabalho da imprensa na porta das unidades de saúde do município.

De acordo com a Câmara, se o pedido de impeachment for aprovado, haverá sorteio para a escolha de três vereadores que vão compor uma Comissão Processante. Essa comissão terá até cinco dias para intimar o prefeito para que o mesmo apresente sua defesa, num prazo de 10 dias.

Crivella também é alvo de um inquérito do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), que apura supostos atos de improbidade administrativa pelo prefeito. Como parte da instauração do inquérito civil, Marcelo Crivella foi intimado para prestar esclarecimentos no prazo de 20 dias.

Na quarta-feira, a Polícia Civil declarou que testemunhas estão sendo convocadas para prestar depoimento.