Assembleia do Rio já recebeu a defesa de governador afastado

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) recebeu a defesa prévia do governador afastado Wilson Witzel. Desde ontem começou a contar o prazo de cinco sessões, dentro das quais o relator do caso, deputado Rodrigo Bacellar (SDD), deverá elaborar seu relatório. O relatório precisará ser votado pela Comissão do Impeachment, presidida pelo deputado Chico Machado (PSD), o que deve ocorrer até o dia 17. Após aprovado na comissão, segue para ser votado em plenário. Em plenário, o texto pode receber emendas, por isso a votação poderá levar mais de uma sessão.

Para ser aprovado, o texto precisará do quórum qualificado de 2/3 dos 70 parlamentares, ou 47 deputados. Caso a decisão da Casa seja pela aceitação da denúncia, será formado um tribunal misto composto por desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RJ) e deputados.

Em junho, o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), aceitou pedido de abertura de processo de impeachment contra Wilson Witzel, após consulta ao plenário, por videoconferência. O governador teve o nome associado em supostas fraudes de compras emergenciais da Secretaria de Saúde no enfrentamento da pandemia do coronavírus. Witzel e a primeira dama do estado foram alvos da operação Placebo, da Polícia Federal, que apura desvios nos contratos para construção dos hospitais de campanha no estado.

André Ceciliano também é um dos investigados no caso. Assim como o governador, ele também nega as acusações.