Prefeitura do Rio atendeu mais de 3 mil gatos pelo serviço de castração gratuita

Prefeitura do Rio lança serviço de agendamento de castração de cães e gatos online - Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, reforça o cuidado com os animais do município com a oferta de castração gratuita. Mais de 5 mil bichinhos já fizeram a cirurgia este ano no Centro de Controle de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho (CCZ), em Santa Cruz; e no Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (IJV), em São Cristóvão. Só de gatos, foram castrados 3,2 mil nas duas unidades veterinárias da pasta vinculada à Secretaria Municipal de Saúde.

Para a protetora Lui Moraes, de 22 anos, a retomada dos agendamentos, em 12 de agosto, foi fundamental para garantir a saúde dos animais resgatados. No último sábado, 29/08, dia exclusivo para o atendimento de felinos, ela levou Tobias, Cotoco, Fanta, Salem e Zangado para fazer o procedimento no CCZ.

"Em um ano, eu já trouxe 25 gatinhos para fazer a cirurgia. A castração é sempre ótima, segura, e a recuperação é muito rápida", avaliou a fundadora do projeto Gato Carente, que conta hoje com 55 bichos, a maioria disponível para adoção.

Quem também aprovou o serviço foi Fernanda Paixão, de 37 anos, tutora do gato Lion, de 7 meses.

"Tenho outro animal castrado, mas essa foi a primeira vez que agendei o procedimento gratuito. O atendimento foi excelente, organizado e ele está saudável, se recuperando muito bem",  contou a vendedora autônoma.

Além de fundamental para a saúde de cães e gatos, a esterilização é uma política de controle essencial para prevenir abandono e doenças, como explicou a diretora do Centro de Controle de Zoonoses, Eliane Lobato.

"O serviço é de grande importância para o controle das zoonoses e de natalidade, evitando assim o número de ninhadas abandonadas e os maus-tratos aos animais", reforçou a médica-veterinária.

Interessados devem fazer o agendamento pelos e-mails [email protected] ou [email protected]. Podem ser feitas até três castrações por CPF, e as solicitações serão avaliadas e respondidas caso a caso também por e-mail. É só aguardar o retorno.

As cirurgias de castração no CCZ e no IJV ocorrem das 8 às 17 horas, de segunda a sábado e são feitas com todos os cuidados das Regras de Ouro para prevenir o contágio pelo coronavírus. Todos os bichinhos têm direito à chipagem e cadastro no Registro Geral de Animais (RGA), que permite a localização daqueles que se perdem de seus donos.

A Vigilância Sanitária também trabalha no desenvolvimento de um sistema com a Empresa Municipal de Informática (IplanRio) para que, em breve, o agendamento seja feito totalmente on-line.

Com a retomada das marcações, a previsão é ampliar aos poucos a capacidade de atendimento das duas unidades, que, somadas, chegavam até 2,5 mil por mês. Como a cidade vive ainda um momento de pandemia, os demais serviços das unidades de zoonoses da Vigilância continuam reduzidos, atendendo ao Decreto Rio Nº 47.246, que estabelece medidas de enfrentamento à Covid-19.

A Vigilância Sanitária reforça que, também por precaução, os portões das duas unidades são mantidos fechados, com entrada controlada e restrita a menores de 12 anos.

Endereços das unidades veterinárias da Vigilância Sanitária:

- Centro de Controle de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho (CCZ):

Largo do Bodegão, 150 - Santa Cruz

- Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (IJV):

Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.120 - Mangueira