Fiscalização notifica 81 lojas com irregularidades em shopping do Rio

Fiscalização notifica 81 lojas com irregularidades em shopping do Rio - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na última quarta-feira (2), a direção do Sindicato dos Comerciários esteve no Shopping Nova América, para fiscalizar o uso dos equipamentos de proteção. Ao todo, 81 lojas foram notificadas pela falta do protetor facial (face shield) para os trabalhadores que têm contato direto com o público.

"Estamos empenhados nessa fiscalização. Assinamos o acordo para o fornecimento do protetor facial em julho, as empresas tiveram prazo de um mês para providenciar o equipamento de proteção. Por isso, agora elas estão sendo notificadas. Não dá pra brincar com a saúde dos trabalhadores", destaca Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários.

As lojas terão um prazo de 10 dias para cumprir com o acordo assinado e disponibilizar imediatamente o protetor facial para seus funcionários. Também precisam fornecer máscaras em quantidade suficiente para o serviço, instalar divisórias impermeáveis nos caixas, disponibilizar álcool em gel, garantir a distância mínima de 1,5 m, além de manter o ambiente sempre limpo e arejado. No caso de descumprimento, terão que pagar multa de R$ 360 por funcionário que ainda estiver sem a viseira.

Pelo acordo assinado, as empresas precisam também afastar dos locais de trabalho aqueles que fazem parte do grupo de risco (pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, portadores de cardiopatias, doenças respiratórias crônicas, gestantes, diabéticos ou imunossuprimidos, dentre outros que sejam apontados pelo Ministério da Saúde), evitando seu deslocamento pela cidade.

O Sindicato continuará visitando as lojas do comércio para cobrar dos lojistas o fornecimento integral dos equipamentos de proteção.

Denúncias sobre a pandemia

O Sindicato tem um canal exclusivo para receber denúncias relacionadas à Covid-19. Por ele, é possível fazer denúncias por WhatsApp (21) 96465-5930 ou pelo e-mail [email protected], com o anonimato garantido. Através desses contatos os comerciários poderão informar sobre óbitos, trabalhadores doentes ou com sintomas.

O Sindicato também recebe denúncias de descumprimento das normas de segurança, como aglomeração, falta do uso de máscaras e materiais de higiene, a distância entre as pessoas e assédio.