Niterói tem a maior queda na letalidade violenta entre os municípios da Região Metropolitana do Rio

Niterói Presente - Foto: Douglas Macedo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói foi o município da Região Metropolitana que teve o menor índice de letalidade violenta entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, caindo de 33% para 13% na comparação dos dados de janeiro a agosto de 2020 com o mesmo período do ano passado. O índice foi apurado pelo Observatório de Segurança de Niterói junto às delegacias. A cidade do Rio apresentou queda de 20% para 14%; e São Gonçalo aumentou de 30% para 31% no mesmo período.

Segundo o Gabinete de Gestão Integrada Municipal, os indicadores são significativos e representam os resultados das ações e ferramentas disponibilizadas pela Prefeitura para ajudar as forças de segurança no combate à criminalidade.

Os dados mostram que neste último mês de agosto houve uma redução de 50% no indicador letalidade violenta na cidade, na comparação com o mesmo mês em 2019. Outros índices que apresentaram quedas expressivas foram roubo de rua (68,70%) e roubo de veículos (60%).

“Desde que iniciamos o Pacto Niterói contra a Violência, elaborado com a participação da sociedade civil, representantes das polícias, especialistas e técnicos da Prefeitura, estamos há três anos reduzindo continuamente a criminalidade em nossa cidade”, lembra o prefeito Rodrigo Neves. “A Prefeitura também está investindo em inteligência, como o Centro Integrado de Segurança Pública, o cerco eletrônico, reforço no policiamento e na Guarda Municipal. Niterói obteve o melhor resultado da Região Metropolitana e estamos no caminho certo para uma cidade cada vez mais segura”.

O secretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Gilson Chagas, analisa que Niterói lida com a questão da Segurança Pública e do combate à violência de uma maneira inovadora e diferente dos outros municípios do estado, o que reflete nos resultados.

“Niterói implantou o que mais nenhum município fez: o Pacto Niterói Contra a Violência, que é um plano municipal que prevê investimento de R$ 304 milhões em projetos de prevenção à violência, policiamento e Justiça, convivência e engajamento dos cidadãos e ação territorial integrada”, observa Chagas. “As ações completaram dois anos no mês de agosto e a cidade vem alcançando os menores índices de criminalidade já registrados nos últimos 20 anos. Através dos projetos do Pacto, entre outras coisas, foram mapeados e recuperados cerca de 150 espaços públicos da cidade, com o resgate da sensação de segurança da população. A cidade não estalou os dedos e a criminalidade diminuiu. Trabalhamos para isso com gestão e promovendo uma integração entre as forças de segurança jamais vista no estado”.

Chagas também destaca ações como o reforço no policiamento de rua através dos programas Niterói Presente e Proeis, onde a Prefeitura custeia a remuneração de mais 488 policiais e agentes civis para patrulharem oito bairros da cidade; o monitoramento, por guardas municipais, de 506 câmeras de segurança, instaladas em todas as vias de entrada e saída da cidade; e o Cercamento Eletrônico, onde câmeras inteligentes fazem a leitura de placas de veículos, identificando automóveis roubados e alertando os agentes, que realizam cercos com o auxílio da Polícia Militar.

Principais índices – Segundo os dados do Observatório de Segurança de Niterói, o indicador letalidade violenta – que engloba homicídio doloso, lesão seguida de morte, latrocínio e morte pela polícia – apresentou redução de 50% no mês de agosto, se comparado ao mesmo período do ano passado. O levantamento mostra que nas regiões da 76ª DP (Centro), 77ª DP (Icaraí), 79ª DP (Charitas) e 81ª DP (Região Oceânica) não foi registrado nenhum roubo de veículos desde a segunda quinzena de agosto. Entre janeiro e agosto de 2020, foram menos 100 mortes de cidadãos de Niterói, por conta da redução da violência, na comparação com o mesmo período em 2019. No acumulado (janeiro a agosto), ao se analisar a letalidade violenta, o ano de 2020 apresenta redução de 57,89%, o que representa menos 99 vítimas quando comparado com o mesmo período de 2019. A redução ocorreu em todas as regiões.

Em relação aos roubos de rua, foram 77 registros em 2020 contra 246 em 2019, uma redução de 68,70% ou menos 169 registros. No acumulado de janeiro a agosto são menos 1.397 registros o que representa uma queda geral de roubos de rua na cidade de 54,81%. É o melhor mês de agosto da série histórica iniciada no ano de 2003.

Na análise do mês de agosto de 2020 em relação agosto 2019 as maiores quedas foram na 76ª DP com -83,33%, 77ª DP com -72,41%,78ªDP com -58,51%,79ª DP com -60,87%, e 81ª DP com -67,86%.

Com relação ao roubo de veículos, a redução se manteve como uma das maiores dos últimos 15 anos, com - 68,79%. A redução foi de 49,32% na 76ªDP, 81,93% na 77ª DP, 62,26% na 78ªDP e 67,41% na área da 81ª DP.