Prefeitura faz apelo após fim de semana de praias lotadas

BR-101 - Foto: Marcelo_Feitosa

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após um fim de semana prolongado com praias lotadas na cidade, a Prefeitura do Rio fez ontem um apelo à população para que siga as regras do plano de flexibilização, visto que a pandemia ainda está em curso, e o descumprimento dessas normas pode trazer graves consequências. Segundo o Executivo, é fundamental que aglomerações sejam evitadas, como em praias e bares, porque a disseminação do vírus da covid-19 expõe todos ao risco.Quem vai às ruas em condições inadequadas e descumprindo as regras sanitárias, pode não só contrair a doença, mas também contaminar outras pessoas, incluindo seus familiares em casa. Seguir as regras é um ato de responsabilidade.

"A Prefeitura do Rio faz a sua parte com um trabalho de conscientização e fiscalização, mas a cidade é de todos e de todas. Só com a colaboração da população conseguiremos vencer esta difícil etapa", diz a prefeitura em nota.

No último fim de semana, a Vigilância Sanitária interditou uma casa de show, na Zona Norte, e um restaurante, na Zona Oeste, por aglomeração e música ao vivo. Em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), os fiscais fecharam e multaram por reincidência a casa de show localizada na Rua Alfeu Faria Castro, 6, em Madureira. As equipes já haviam notificado o local pelos mesmos motivos na sexta-feira (4).

No Anil, os técnicos da Vigilância Sanitária inspecionaram o restaurante da Estrada de Jacarepaguá, 6.508, no Anil, que também foi interditado. Além de música ao vivo, prática ainda proibida na Fase 6A da flexibilização das atividades, o local estava lotado, não cumprindo o distanciamento de dois metros entre as pessoas, que é uma das Regras de Ouro de prevenção à covid-19.

Praias lotadas - O fim de semana também foi marcado por tempo bom e praias lotadas no Rio. No domingo (6), as areias de Ipanema e Copacabana e do Aterro do Flamengo receberam milhares de banhistas, entre cariocas e turistas, provocando aglomeração e desrespeitando uma das regras de ouro da prevenção à pandemia de covid-19.

Enquanto nos calçadões era grande o número de pessoas fazendo o uso de máscaras, nas areias era raro quem estava usando o equipamento de proteção facial. Os banhistas ficavam na areia e usavam guarda-sóis e cadeiras de praia, que não estão liberados pela prefeitura do Rio. O decreto do prefeito Marcelo Crivella autoriza apenas o banho de mar, e não a permanência na areia.n