Rio: 76 linhas de ônibus estão de volta para as ruas do Município

Fiscalização também contribuiu para o retorno das linhas de ônibus no Rio - Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Transportes, divulgou as ações desenvolvidas e os resultados preliminares alcançados pelo comitê emergencial criado pela Resolução 3309, com o objetivo de atender as reclamações captadas junto aos usuários de ônibus através do canal direto com a secretaria, o SMTR com Você. O corpo técnico buscou minimizar os problemas de descontinuidade dos serviços apontados, tendo em vista as graves consequências geradas pela pandemia na mobilidade urbana. O retorno de 76 linhas e o reforço na frota de 12 serviços foram ganhos alcançados em prol dos passageiros devido às ações das equipes com os consórcios e operadores do sistema, tais como intervenções sistemáticas e regulares nas garagens, verificando detalhes da operação da frota.

Os técnicos estudaram os problemas durante 30 dias e avaliaram as linhas mais criticadas no canal SMTR com Você, com foco nos serviços que operam na Zona Oeste da cidade, tendo em vista à complexidade da região e o elevado número de reclamações das linhas do consórcio Santa Cruz.

"O objetivo central deste trabalho é corrigir as falhas e promover as mudanças necessárias para que o cidadão carioca, em meio a maior crise da mobilidade urbana nos últimos 50 anos, não seja penalizado pela interrupção dos serviços e tenha garantido o seu direito de ir e vir, como reivindica e merece. As garagens, terminais e pontos de ônibus seguirão sendo alvos de ações de fiscalização rigorosa da SMTR. O comitê será um núcleo permanente na secretaria -, destacou Paulo Jobim, secretário municipal de Transportes.

Zona Oeste foi prioridade - Foram recebidas 128 queixas somente sobre linhas que operam na Zona Oeste, referentes a 61 serviços específicos, o que corresponde a quase metade do total de reclamações recebidas sobre os serviços dos quatro consórcios (Santa Cruz, Transcarioca, Internorte e Intersul).n