Garis que atuam nas escolas da rede municipal do Rio farão teste rápido para detectar coronavírus

Garis que atuam nas escolas da rede municipal do Rio farão teste rápido para detectar coronavírus - Foto: Marco Antônio Rezende/Prefeitura do Rio

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar a partir desta segunda-feira (14) até o dia 25 de setembro a testagem de 1.670 colaboradores da Comlurb que trabalham nas escolas da rede municipal de ensino para rastrear casos da Covid-19. O trabalho será realizado pelas equipes da Atenção Primária e o resultado sai 15 minutos após a realização do exame.

Será feito o teste rápido, com kits disponibilizados pelo Ministério da Saúde. O exame detecta anticorpos de IgM/IgG contra SARS-CoV-2— ou seja se o organismo produziu defesas contra o vírus, o que indica se o profissional teve ou não a doença. Todo o trabalho será feito em um período de 10 dias em unidades da rede de saúde municipal e em algumas gerências da Comlurb.

Além de rastrear o perfil sorológico dos trabalhadores da Comlurb que prestam serviço para as escolas públicas da cidade do Rio, a testagem também atende a um dos objetivos da Vigilância em Saúde, que é garantir a vigilância epidemiológica em ambientes de trabalho.

Isto porque o mapeamento do território e o conhecimento do perfil epidemiológico da população, dos riscos para a saúde e das situações de exposição decorrentes do trabalho, permitem que a Prefeitura do Rio planeje e gerencie a atenção integral à saúde de seus trabalhadores, assim como da população que habita e frequenta a cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde segue cumprindo seu papel de zelar pelos profissionais que atuam nas unidades da rede de serviços municipal. Não custa lembrar que, independentemente da testagem, todos os profissionais do município recebem equipamentos de proteção individual de acordo com cada forma de atuação. As equipes da Comlurb estão incluídas.

Também é importante lembrar que ainda não há data prevista para o retorno das aulas na rede municipal. A questão, neste momento, está judicializada. Quando for possível retomar as aulas, todas as medidas necessárias para garantir a segurança de alunos, professores e funcionários serão rigorosamente cumpridas, considerando as orientações do comitê científico da Prefeitura.