Prefeitura do Rio vai rever e atualizar regulamento das vans e dos cabritinhos

Código Disciplinar dos modais de transportes não é revisto desde 2013 - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, dá sequência à revisão e atualização dos regulamentos dos modais de transporte municipais, o que não era feito há mais de 7 anos. É o caso do Código Disciplinar das vans e dos cabritinhos que, agora, serão revistos por um grupo técnico da SMTR criado nesta semana e publicado em Diário Oficial.

O objetivo é examinar e adequar artigos, revisar valores de multas, bem como reorganizar o texto do regulamento para que fique de fácil entendimento. E, acima de tudo, tornar o Código Disciplinar mais educativo, e não somente punitivo, resultando em serviços de qualidade para os usuários.

"Buscamos atender a pedidos das classes atuantes nos diferentes modais de transportes municipais, bem como suprir uma necessidade antiga de atualização desses regulamentos, visando atender a população da melhor forma possível. Já estava mais do que na hora de dar uma atenção especial à essa questão", destacou Paulo Jobim, secretário municipal de Transportes.

Durante os trabalhos, os técnicos vão ouvir operadores dos modais, a fim de avaliar suas reivindicações e chegar a um regulamento que seja respeitado pelos motoristas e de fácil fiscalização para a secretaria, com deveres e sanções claras e aplicáveis, de modo que os passageiros sejam transportados com tranquilidade e segurança.

O mesmo está sendo feito com outros modais, como ônibus e táxis.

"O canal sempre estará aberto com todos os operadores. Queremos ouvir seus anseios e sugestões para que todos fiquem satisfeitos ao prestar e ao usufruir dos serviços nas ruas da cidade", concluiu o subsecretário de Transportes, Allan Borges.