Final feliz: 43 cachorros são resgatados em Piratininga

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói montou uma força-tarefa ontem (18), em parceria com a Subsecretaria de Proteção e Bem Estar Animal do Estado do Rio de Janeiro e a 81ª DP (Itaipu) para resgatar dezenas de cães que, segundo denúncias, viviam em condições precárias em uma casa no bairro de Piratininga, Região Oceânica. Os animais estavam em uma propriedade particular cujo proprietário não autorizava a entrada de agentes públicos.

Durante a ação, cerca de 43 animais, incluindo cinco filhotes recém-nascidos, foram levados para lares temporários no Rio e em Niterói. Todos serão castrados gratuitamente. O advogado da família está acompanhando todo o processo.

"Nós vimos a necessidade de acionar diversas forças para que pudéssemos dar uma solução rápida para a situação. Era necessária uma ação mais ofensiva. Vamos continuar acompanhando o caso", explica Marcelo Pereira, coordenador do CCPAD.

Quem tiver interesse em adotar um dos animais pode entrar em contato com o Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos da Prefeitura de Niterói pelos telefones 3607-8569, 2626-2782 e 2722-9901.

A operação foi montada após uma vistoria das equipes de veterinários e agentes do CCPAD, da Administração Regional da Região Oceânica e guardas ambientais que estiveram no local na quinta, após o recebimento de denúncias. O Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos entrou em contato com diversos parceiros e agentes públicos para montar uma força tarefa por conta da quantidade de animais. Participaram da ação a Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói, Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Niterói e a Administração da Região Oceânica.

O Centro de Controle de Zoonoses realizou nova vistoria no local para verificar as condições higiênico-sanitárias da residência. A piscina, que apresentava condições precárias, recebeu tratamento da água a fim de evitar proliferação do mosquito Aedes aegypti. O morador já recebeu dezenas de autos de infração do órgão.

Resgate no carro - A Prefeitura do Rio, através da Guarda Municipal e da Subsecretaria de Bem Estar Animal (Subem), resgatou ontem um cachorro da raça border collie, que foi encontrado preso, por cerca de duas horas, num carro estacionado na Rua Fadel Fadel, no Leblon, Zona Sul. Os guardas municipais da Unidade de Ordem Pública do Leblon foram acionados por cidadãos que avistaram o animal preso no veículo. Eles seguiram para o local onde estava o carro e entraram em contato com a Subsecretaria de Bem Estar Animal, solicitando apoio para o resgate.

Ao chegarem na Rua Fadel Fadel, os guardas consultaram os dados do veículo, a partir da placa, para tentar localizar o dono do animal. Os agentes desfizeram a aglomeração de curiosos, com apoio de policiais do programa Leblon Presente, para conter os ânimos dos moradores que estavam indignados com a situação do animal.

Com a chegada da equipe da Subem, a veterinária da secretaria constatou que o cachorro não corria risco de morte. Um chaveiro foi chamado e abriu a porta do veículo e o resgate, enfim, pode ser realizado.

O dono do cachorro chegou em seguida, informando que não mora no Rio e teria chegado cansado da viagem, e esqueceu o animal no carro. Ele foi conduzido para a 14ª DP (Leblon), onde o caso foi registrado.