Deputado solicita fiscalização sobre serviço de barcas

Barcas voltam a operar com intervalos de 15 minutos nos horários de pico - Foto: Alex Ramos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Reclamações de superlotação nas barcas que fazem a travessia entre os municípios do Rio e Niterói, e para a Ilha de Paquetá, fizeram o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Jair Bittencourt (PP), enviar ofício ao governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), para que sejam realizadas fiscalizações nos horários de maior movimento. O deputado estadual justifica a necessidade de a concessionária que opera as barcas retornar com o número de embarcações e horários que vigoravam antes do isolamento social e medidas restritivas decorrentes da pandemia Covid-19.

Bittencourt afirma que após as flexibilizações a nível estadual e municipal, 80% das atividades econômicas já foram retomadas, com isso o fluxo de pessoas também aumentou nas barcas, ficando insustentável a continuidade dos horários pré-isolamento social.

“É inadmissível o que estamos vendo nas barcas de Niterói e Paquetá, lotação absurda, inclusive com passageiros sem assento, colocando em risco a saúde das pessoas porque ainda não superamos a contaminação do coronavírus”, diz Jair Bittencourt.

O parlamentar afirma que muitas queixas têm chegado ao seu gabinete, e no caso de Paquetá as denúncias são até de falta de embarcação em determinados horários. O deputado propõe que a Agetransp - agência reguladora dos serviços aquaviários - realize inspeções nos horários de 7h às 11h, e 16h às 20h.

“As fiscalizações vão constatar a falta de respeito que os passageiros das barcas estão enfrentando diariamente. Já passou da hora do Estado, através da Agetransp, agir, precisamos restabelecer os horários, para maior segurança e tranquilidade de quem usa as barcas para Niterói e Paquetá”, conclui Jair Bittencourt.