Obras do Mercado Municipal de Niterói seguem em ritmo acelerado

Mercado Municipal de Niterói - Foto: Berg Silva/Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em ritmo acelerado, as obras do Mercado Municipal de Niterói estão na etapa de montagem das estruturas metálicas para o segundo piso. O empreendimento, que tem entrega prevista para novembro, fica na Avenida Feliciano Sodré, ponto central da cidade e próximo aos acessos da ponte Rio-Niterói. O mercado terá 180 lojas que já estão em fase de habilitação para os empresários e produtores que quiserem se candidatar a ter um ponto de comércio no local.

O prefeito Rodrigo Neves, que vistoriou as obras nesta quarta-feira (23), ressaltou que esse projeto mudará completamente a região.

“O prédio do Mercado Municipal, construído na década de 30 com traços de art decó, ficou abandonado durante décadas. Nossa equipe desenvolveu um projeto de revitalização para o Mercado e temos um plano de desenvolvimento para a região. O prédio foi completamente restaurado nos últimos meses e hoje começa a montagem das estruturas metálicas que vão preservar as características originais e dar sustentação para o segundo andar que será construído. A gente está restaurando esse local, assim como fizemos com o Reserva Cultural e com projetos esperados há tempos pelos niteroienses, como a Avenida Marquês de Paraná e o Túnel Charitas-Cafubá”.

A Prefeitura de Niterói e o Consórcio Novo Mercado Municipal firmaram uma Parceria Público Privada (PPP) para a reforma e gestão do espaço por 25 anos. O investimento do consórcio será de R$ 69 milhões em três anos, sendo R$ 30 milhões na reforma do atual prédio.

O prefeito Rodrigo Neves destacou que a abertura do Novo Mercado Municipal vai gerar empregos, renda e ajudar na retomada da economia de Niterói.

“Em novembro, teremos a abertura do espaço e a partir daí os boxes das lojas já poderão ser ocupados. Já temos mais de três mil, pequenos e médios empresários de Niterói, desejando se associar a esse projeto que é um dos vetores importantes de retomada da economia da cidade”, afirmou o prefeito.

A intenção é trazer para o Novo Mercado Municipal pequenos produtores de Niterói e do interior do estado do Rio, que hoje só têm a Cadeg como opção para levar seus produtos. O local abrigará floriculturas, uma vila cervejeira entre outras atividades.

Estiveram na vistoria a secretária de Fazenda, Giovanna Victer, o secretário de Mobilidade e Urbanismo, Renato Barandier, a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, o secretário de Obras, Vicente Temperini e o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Valdez.

Locação dos Boxes – Os empresários interessados em locar um dos 180 boxes do Mercado Municipal devem procurar o escritório de comercialização que está funcionando e atendendo em horário comercial, das 9h às 17h, na Avenida Amaral Peixoto, 286 - sala 806. As visitas devem ser agendadas pelo e-mail [email protected].

Desenvolvimento econômico - O térreo do Mercado Municipal será um espaço para comercialização de frutas – incluindo espécies raras e de cultivo orgânico e oriundas da economia familiar -, verduras, legumes, produtos tradicionais da região, açougue, empórios especiais, produtos gourmet, queijos, laticínios e especiarias. No mezanino ficarão restaurante, cervejarias artesanais e uma adega. Serão construídas uma nova praça, boulevard e estacionamento com 300 vagas. Todo o local contará com medidas de sustentabilidade, como o uso da luz natural, reaproveitamento de água de chuva e telhado verde.

História - O edifício da Avenida Feliciano Sodré, que abrigou, de 1930 a 1976, o Mercado Municipal da cidade e depois passou a ser o Depósito Público Estadual, está recebendo um trabalho meticuloso e feito com cuidado para manter todas as características da arquitetura neoclássica do lugar. O imóvel faz parte de um conjunto arquitetônico da região portuária de Niterói. Com uma área de cerca de 9.700 metros quadrados, o local estava desativado há mais de 30 anos.