Niterói retoma feiras de artesanato a partir do dia 4 de outubro

Campo de São Bento, artesanato - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As feiras de artesanato de Niterói serão retomadas a partir do dia 4 de outubro. Para isso, no dia 1º de outubro, a Prefeitura de Niterói realizará um treinamento dos protocolos definidos pela vigilância epidemiológica com os artesãos e expositores da economia solidária. A medida foi divulgada pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, nesta quinta-feira (24), durante vídeo ao vivo nas redes da Prefeitura.

“Essa atividade ficou paralisada por vários meses devido ao necessário período de distanciamento social para o enfrentamento da pandemia. Agora, com todo cuidado e responsabilidade, poderemos retomar as feiras de artesanato e de economia solidária a partir de 4 de outubro. Se hoje nós podemos retomar as atividades econômicas da cidade, mantendo a menor taxa de letalidade da Região Metropolitana, isso se deve à perseverança de cada cidadão niteroiense nas medidas de prevenção ao coronavírus”, afirmou o prefeito.

Rodrigo Neves também revelou que o indicador síntese de monitoramento da Covid-19 está abaixo de 6 pela primeira vez desde que o Plano de Transição Gradual para o Novo Normal foi implantado, e a Prefeitura autorizou a retomada gradativa de atividades econômicas. Atualmente, o indicador está em 5,88, e a cidade permanece no estágio Amarelo Nível 2 – alerta máximo até descer para 5.

O indicador síntese é composto de 12 critérios, como número de leitos disponíveis, casos confirmados e número de óbitos.

"Estamos com a pandemia de coronavírus sob controle em Niterói", afirmou o secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira. "Dois aspectos que confirmam isso é a nossa baixa taxa de ocupação dos leitos em hospitais e a nossa capacidade de teste, que permite que a gente acompanhe de perto os casos, sem subnotificação. A redução do indicador síntese mostra o acerto de todo o Plano de Transição Gradual para o Novo Normal".

O secretário lembrou que os profissionais de saúde que quiserem se voluntariar para participar dos testes da vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório Sinovach Biotech, podem enviar um e-mail para [email protected] com o nome completo, um telefone para contato, ocupação e instituição.