Praias da Região Oceânica permanecem com restrições

Praia de Itaipu - Foto: Douglas Macedo/arquivo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Quem quiser aproveitar o domingo nas praias da Região Oceânica deve ficar atento às medidas de distanciamento social, impostas pela pandemia do novo coronavírus. Permanecem válidas as restrições tanto para carros quanto para o transporte público.

O estacionamento em cerca de dez ruas da Região Oceânica próximas à orla segue permitido apenas para moradores, veículos de emergência e prestadores de serviços de utilidade pública até a próxima quarta-feira, dia 30 de setembro.

A proibição também vale para áreas de estacionamento criadas nas praias da Região Oceânica pelo Decreto Municipal nº 11.576/14. A determinação da Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans) foi publicada no Diário Oficial do Município, no último dia 10 deste mês.

As vias com estacionamento proibido são as avenidas Almirante Tamandaré, em Piratininga; Beira Mar, Prof. Carlos Nelson Ferreira dos Santos, Dr. Geraldo de Melo Ourivio e Rua Jaime Bittencourt, em Camboinhas; Estrada Francisco da Cruz Nunes, no trecho compreendido entre a Praça Silva Jardim e a Rua Póvoa de Varzim, em Itaipu; Avenida Beira Mar e ruas das Papoulas, das Orquídeas (trecho compreendido entre a Av. Beira Mar e a Rua das Rosas), Matias Sandri (entre a Av. Beira Mar e a Rua das Rosas), em Itacoatiara.

Para poderem estacionar, os moradores da região devem apresentar algum comprovante de residência. Os agentes de trânsito terão apoio de reboques, para a execução da medida administrativa de remoção, nos casos de desobediência. A Prefeitura de Niterói informou que ainda estuda a possibilidade da medida ser prorrogada.

Ônibus seguem barrados - Desde o último dia 18, ônibus com destino às praias de Itaipu e Itacoatiara tiveram o itinerário alterado. Coletivos que fazem ponto final na Praia de Itaipu passaram a terminar a viagem no trevo próximo ao Corpo de Bombeiros, na entrada do Engenho do Mato nos fins de semana e feriados.

As linhas com itinerários alterados são: as municipais 38A, 52, OC2 e as linhas intermunicipais 770 (Viação Pendotiba) e 537 (Viação Nossa Senhora do Amparo). Todas elas terão que embarcar e desembarcar seus passageiros no Terminal do BHLS, Estação Engenho do Mato.

De acordo com a Prefeitura de Niterói, apenas as atividades físicas individuais estão permitidas nas praias do município das 6h às 12h30 e das 16h às 22h, com o cumprimento das medidas de distanciamento e a utilização de máscaras. Está proibida a permanência nas áreas das praias e prática de esportes tradicionais realizados nas areias, como altinho e frescobol.