Quarto dia de campanhas eleitorais agitado em Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No quarto dia de campanhas eleitorais nas ruas de Niterói, alguns candidatos à prefeitura seguem trabalhando em busca de mais votos. Foi o caso de Axel Grael (PDT), que participou de um café da manhã com moradores da comunidade Vila Ipiranga, na Zona Norte, na quarta (30). O candidato a prefeito da coligação União por Niterói se comprometeu a implantar, caso eleito, um Restaurante Popular na Alameda São Boaventura, no Fonseca. O objetivo é facilitar o acesso de moradores da Zona Norte à alimentação balanceada com um preço acessível. No horário do almoço, Grael caminhou ao lado do prefeito Rodrigo Neves pelo Centro para ouvir mais demandas da população.

A nova unidade será o segundo Restaurante Popular custeado pela Prefeitura de Niterói. Na Alameda São Boaventura, o novo restaurante também vai abrigar a primeira Escola de Formação em Gastronomia Popular do Estado, que vai oferecer cursos na área de gastronomia, padaria e serviços para bares e restaurantes.

"Com a nova unidade na Zona Norte, vamos ampliar o número de refeições servidas à população carente, sem que eles precisem se deslocar até o Centro. Dando continuidade aos avanços da gestão do prefeito Rodrigo Neves, o restaurante também será uma unidade de referência em segurança alimentar e nutricional e vai promover qualificação profissional", disse Grael.

Durante a tarde, Grael caminhou pelas ruas do Centro. Em seguida participou de um encontro com um grupo de mulheres da Zona Sul e à noite participou de reunião com moradores do Cafubá, na RO.

Já Flavio Serafini (PSOL) e Josiane Peçanha, candidatos a prefeito e coprefeita de Niterói, começaram o dia visitando o Ciep Roberto Silveira, no Barreto, que por uma articulação do deputado Serafini vai receber o Colégio Estadual Menezes Vieira.

O Menezes Vieira, também no Barreto, tem mais de 300 estudantes no segundo segmento do Ensino Fundamental e, por isso, tem uma demanda de ampliação de turmas, entre elas as de Ensino Médio. Além do atual prédio não comportar adequadamente a quantidade de estudantes, o imóvel atual da escola ainda sofre com alagamentos que atrapalham o calendário escolar.

"Niterói tem mais de 2000 crianças fora da escola. Como deputado estadual lutamos para ampliar a oferta de vagas em Niterói e encaminhamos em conjunto com a comunidade escolar transferência do Colégio Menezes Vieira para o prédio do Ciep do Barreto, atualmente um arquivo. Como prefeito vamos resolver o problema das enchentes e transformar o atual prédio do Menezes Vieira em uma nova unidade de Educação Infantil Integral " disse o candidato.

Quem também esteve nas ruas foi a candidata Juliana Benício (partido Novo). Em conversa com eleitores pela manhã, no Centro de Niterói, a candidata ficou emocionada com o carinho e interesse de todos por suas ideias e plano para a cidade.

"O caráter, a dignidade de uma pessoa é o resultado do seu passado e graças a Deus e uma educação maravilhosa que tive, o meu passado é limpo, honrado, sem falcatruas, denúncias, jamais pus os pés em uma cadeia".

As pessoas perguntaram sobre as propostas para a área de saúde. Juliana explicou que vai tomar medidas fortes, de custo baixo porque, segundo ela, a saúde em Niterói vive um "apagão" de gestão, mistura de incompetência com populismo, o que é inconcebível para uma cidade rica".

Além deles, o candidato Deuler da Rocha (PSL) teve reuniões internas com equipe de campanha e fez alguns vídeos para a propaganda eleitoral.

Horário eleitoral gratuito - Faltando nove dias para o início do horário eleitoral gratuito nas redes de rádio e televisão, alguns candidatos à Prefeitura de Niterói seguem se movimentando para conquistar mais eleitores. Sete prefeitáveis poderão colocar suas campanhas nos veículos de comunicação. Apesar disso, devido à cláusula de barreira, três dos nove postulantes à cadeira de prefeito ficarão de fora da propaganda eleitoral e terão que se adaptar a uma eleição diferente em meio à pandemia. É o caso de Danielle Bornia (PSTU), Renata Esteves (PMB) e Tuninho Fares (DC), que ficarão sem tempo por conta da reforma eleitoral de 2017, que deixa de fora do fundo partidário e da propaganda no rádio e na TV os partidos que não tiveram o mínimo de 1,5% dos votos válidos, nas últimas eleições para a Câmara de Deputados.