Termômetros registram 42 graus em Niterói

Recorde absoluto de calor do Brasil pode ser batido esta semana - Foto: Marcelo Feitosa

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os termômetros na cidade de Niterói atingiram 42°C na manhã desta sexta-feira (2). O forte calor é causado por uma massa de ar seco que está sobre boa parte do Brasil.

Segundo a plataforma Climatempo, a previsão era de mínima de 23°C e máxima de 40°C. No entanto, já era esperado que a onda de calor, que já estava prevista, superasse as expectativas.

Com isso, o movimento nas praias também foi intenso. Muitos banhistas ocupavam a faixa de areia da Praia de Icaraí, Zona Sul da cidade, e aproveitavam para se refrescar nas águas da Baía de Guanabara.

Vale lembrar que a orla está liberada apenas para atividades físicas e um breve mergulho na água. A permanência na areia segue vetada, para evitar aglomerações, por conta da pandemia da covid-19.

O Climatempo alerta que quando várias partes do país começam a registrar temperaturas entre 40°C e 44°C, por vários dias consecutivos, a situação é considerada atípica e perigosa para a população que precisa ser alertada. O calor extremo agrava problemas provocados pela falta de chuva prolongada, que é comum no país durante o inverno.

Tempo muda no fim de semana

Após o tempo quente observado na quinta (1°) e sexta-feira. O tempo deve virar no fim de semana por conta da chegada de uma frente fria.

No sábado, a previsão é de sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo passa a chuvoso. Mínima de 22°C e máxima de 25°C. Enquanto no domingo as temperaturas continuam em queda, com chuva o dia todo. A mínima prevista é de 21°C e a máxima de 23°C. 

A chuva chega à Região Metropolitana neste sábado (3) e permanece até segunda-feira (5). O sol volta, junto com as altas temperaturas, na terça-feira (6).

No entanto, ainda segundo o Climatempo, a massa de ar seco continuará agindo sobre o Brasil até 10 de outubro. A partir do dia 1, se espera mudanças na circulação dos ventos sobre a América do Sul quebrando bloqueio que tem impedido a chegada de frentes frias ao interior do Brasil.