Olimpíada Internacional de Matemática

Grupo brasileiro medalhista na IMO - Foto: IMPA/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A performance do grupo brasileiro na 61ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) fez o país conquistar o 10º lugar da competição entre 105 países participantes, obtendo o melhor resultado do Brasil desde a sua primeira participação, ficando na frente de países como França, Portugal e Canadá. Com uma medalha de ouro e cinco de prata, o grupo somou 165 e todos os competidores foram premiados.

O resultado supera o da equipe de 2009, que conseguiu ficar em 15º lugar na colocação da IMO. A equipe, formada por seis estudantes, conquistaram as seguintes medalhas:

Pedro Gomes Cabral, de Fortaleza (CE) - Ouro

Guilherme Zeus Dantas e Moura, de Maricá (RJ) - Prata

Bernardo Peruzzo Trevizan, de São Paulo (SP) - Prata

Francisco Moreira Machado Neto, de Fortaleza (CE) - Prata

Gabriel Ribeiro Paiva, de Fortaleza (CE) - Prata

Pablo Andrade Carvalho Barros, de Teresina (PI) - Prata

Guilherme Zeus é o único participante das terras fluminenses, residindo na cidade de Maricá. Não é a primeira vez que o estudante participa da IMO, no ano de 2019, junto com a equipe brasileira, conquistou a medalha de bronze e o grupo terminou em 29º lugar, com 135 pontos.

O grupo teve como líder o pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e coordenador-geral da OBM, Carlos Gustavo Moreira e Matheus Secco, da Academia de Ciências Tcheca.

Segundo Matheus Secco, um dos tutores do grupo, os estudantes já almejavam conseguir ficar entre os 10 melhores países no ranking há muitos anos e a conquista veio como o resultado de um grande esforço tanto dos alunos como dos professores.

Ainda segundo Matheus, a preparação está sendo feita pelo IMPA com diversos alunos desde a década de 90 para que o Brasil conseguisse alcançar as melhores pontuações na competição e que, neste ano, as boas expectativas que surgiram desde o testes de seleção foram alcançadas.

 

Diferente das outras edições, a IMO 2020 aconteceu em um novo formato devido a pandemia da covid-19. As provas, antes aplicadas somente no país sede, este ano foram feitas nos centros de aplicação, no caso do Brasil, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto de Matemática Aplicada (IMPA), no Rio. Os testes ocorreram nos dias 21 e 22 de setembro.

Para não atrapalhar o desenvolvimento e treinamento dos estudantes participantes das Olimpíadas, foram feitas atividades matemáticas virtuais para que os grupo pudesse interagir, se conhecer e se integrar.

No Brasil, para fazer parte da equipe da IMO, é necessário passar por três testes seletivos, que acontecem entre os últimos meses do ano anterior e os primeiros meses do ano da competição, além de muito treinamento. Em 2020, os escolhidos faziam parte dos medalhistas da 41ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

A IMO surgiu no ano de 1659 e podem participar estudantes do Ensino Médio ou que não tenham ingressado no ensino superior, com idades entre 14 e 19 anos. O Brasil participa há 39 anos da competição e sediou a edição 58º, que aconteceu no Rio de Janeiro em 2017, além de ser o país latino-americano com mais medalhas, totalizando 142 premiações no campeonato.